outubro, 2017
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As alterações feitas às bases
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As alterações feitas às bases curriculares do ensino público fazem parte de um movimento, de âmbito nacional, onde se combinam interesses políticos e empresariais diferenciados. Abordaremos, nesta intervenção, as seguintes de entre as referidas alterações: a) A transformação da escola pública no sentido da prestação de serviços educacionais privados a partir de um corte drástico no orçamento estatal da educação e do concomitante fomento à formação de megaempreendimentos de ensino básico e superior; b) A conversão da educação integral em escola de tempo integral; c) A prioridade dada à formação/adestramento para o mercado de trabalho; d) O esvaziamento curricular no que se refere às disciplinas de História, Sociologia e Filosofia; e) A construção da suposta ideologia de género e a proposta de uma escola sem partido.
Intervenção a cargo de:
Helder Gomes [Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil]seguida de debate.
Organizado pelo Grupo de Investigação de História da Educação do IE-ULisboa
Hora
(Quarta-feira) 18:00
Localização
Alameda da Universidade, Lisboa