maio, 2023

27mai9:30IX Jornadas dos Mestrados em EnsinoSer Professor Hoje - Ultrapassar barreiras9:30 Anfiteatro 1, IE-ULisboaCategorias:arquivo,arquivo – jme,JME

As IX Jornadas dos Mestrados em Ensino têm como objetivos:

• Proporcionar, junto da comunidade académica dos Mestrados em Ensino (ME), uma oportunidade de reflexão sobre questões atuais da educação e da formação de professores.

• Promover um contexto favorável ao desenvolvimento do trabalho em curso.

• Contribuir para a criação de uma identidade dos cursos de ME da Universidade de Lisboa.

A participação, neste encontro, reveste as seguintes modalidades:

Apresentação de trabalhos: Destinada aos estudantes do 2.º ano dos ME da Universidade de Lisboa.

Formação (acreditada): Professores cooperantes, ex-estudantes e estudantes dos Mestrados em Ensino da ULisboa.

Podem assistir todos os estudantes, ex-estudantes, professores cooperantes dos Mestrados em Ensino e professores da ULisboa, sendo obrigatória a respetiva inscrição online.

09h30 – 09h45 Sessão de Abertura

Luís Miguel Carvalho Diretor do IE-ULisboa
Hélia Oliveira Coordenadora dos Mestrados em Ensino

09h45 – 10h45 Conferência Plenária Ser professor hoje: Projetos de inovação pedagógica

José Alberto Lencastre  IE UMinho
Moderação: João Piedade Professor do IE-ULisboa

10h45 – 11h00 Intervalo

11h00 – 12h30 Sessões paralelas I ⇓

12h30 – 14h00 Almoço (Cantina velha da ULisboa)

14h00 – 15h15 Painel Ser Professor Hoje: Contributos de projetos para o desenvolvimento profissional

Elisabete Fiel  Direção-Geral de Educação (DGE), ERTE eTwinning
Jéssica Mourinho … Mestre em Ensino
Cláudia Barata … Professora cooperante do ME Informática
Ana Filipa Joaquim … Ex-aluna e professora cooperante do ME Economia e Contabilidade
Moderação: Odete Palaré … Professora da FBA-ULisboa

15h15 – 16h45 Sessões Paralelas II ⇓

16h45 – 17h00 Momento musical e sessão de encerramento

Mónica Baptista  Subdiretora do IE-ULisboa
Hélia Oliveira  Coordenadora dos Mestrados em Ensino
Ana Luísa Rodrigues  Coordenadora das Jornadas dos Mestrados em Ensino

Nota: As apresentações das sessões paralelas são dedicadas aos trabalhos em curso dos mestrandos do 2.º ano. A organização das apresentações, sempre que possível, contempla a diversidade de áreas dos cursos de ME, em cada sessão paralela, tendo em vista a articulação de saberes numa perspetiva interdisciplinar. Cada apresentação tem uma duração máxima de 10 minutos. No final das apresentações, segue-se um comentário aos trabalhos apresentados por um docente.

Patrocínio

Call for Papers

Para os estudantes do 2.º ano dos ME da Universidade de Lisboa, a submissão de propostas é realizada através de um resumo do trabalho em desenvolvimento na unidade curricular de Iniciação à Prática Profissional do 4.º semestre e de uma apresentação digital:

Resumo do trabalho: O resumo é submetido on-line no formulário de inscrição. O resumo deve conter no máximo 3500 carateres com espaços e ser submetido até 1 de maio de 2023.

Apresentação digital: As comunicações são apresentadas em formato digital, correspondente no máximo a cinco slides (ex: Impress, PowerPoint, Keynote). Aconselham-se os seguintes procedimentos para uma projeção eficaz:

a) letra com tamanho superior a 15pt, em fonte não serifada (ex: Arial, Tahoma, Verdana, Calibri);
b) os slides devem estar no formato odf, pdf, pptx e as imagens em alta resolução (png, tiff, etc.).

A apresentação digital deve ser enviada, por correio eletrónico para jme@ie.ulisboa.pt, até 10 de maio de 2023 (versão final).

Clique AQUI para aceder ao template recomendado para a Apresentação Digital.

Nota: Os resumos serão publicados no livro de resumos das Jornadas. Poderá partilhar outros recursos (objetos, vídeos ou outros) juntamente com a apresentação digital, dentro do tempo da sua apresentação, os quais poderão também vir a ser disponibilizados numa página do Moodle, se desejado. A disponibilização destes recursos não é obrigatória e não substitui a apresentação digital.

Inscrições e Acreditação

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, para todos aqueles que queiram participar no encontro. O ato de inscrição permite aos participantes receber notícias relacionadas com as IX Jornadas dos Mestrados em Ensino.

Este encontro está certificado como formação de curta duração de 6 horas (Artigo 3.º do Despacho n.º 5741/2015, de 29 de maio).
Inscrição obrigatória para acesso à acreditação.

FORMULÁRIO DA INSCRIÇÃO

Se tiver alguma dificuldade em preencher o formulário não hesite em contactar-nos (jme@ie.ulisboa.pt).

Datas importantes

Submissão de resumos: até1 de maio de 2023
 Envio da apresentação digital: até 10 de maio de 2023
• Inscrições na ação de formação: professores cooperantes, ex-estudantes e estudantes dos ME/ULisboa: até 20 de maio de 2023