maio, 2022

3mai18:00O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissionalSeminários Transdisciplinares 2021/202218:00 Anfiteatro 2, IE-ULisboaCategorias:arquivo,arquivo - STd

O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional

João Pedro da Ponte e Mónica Baptista

O estudo de aula é um processo formativo que decorre num contexto colaborativo e que leva os professores a refletirem sobre a sua prática profissional. O foco está no aluno e na sua aprendizagem. Trata-se de uma atividade que envolve quatro momentos principais: definição de um objetivo de aprendizagem relevante dadas as dificuldades dos alunos, estudo de materiais curriculares e planeamento de uma aula, observação dessa aula, e reflexão pós-aula. Tanto pode ser realizado com professores em serviço como com fututros professores. Este semionário apresenta as possibilidades formativas dos estudos de aula no que se refere às aprendizagens profissionais dos professores ou futuros professores participantes relativas à prática letiva, com foco na seleção de tarefas e na análise das estratégias e dificuldades dos alunos, bem como na sua visão da colaboração e reflexão profissional. Para isso, apresentamos exemplos de estudos de aula realizados em diversos níveis de ensino, tanto com professores como com futuros professores nas disciplinas de Matemática e Física e Química.

(Terça-feira) 18:00

IE-ULisboa