junho, 2023

3jun10:30Policy Brief n.º 6 do IE-ULisboaEducação STEM em Portugal: Iniciativas e desafios para o futuro10:30 Anfiteatro 1, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Alameda da Universidade, LisboaCategorias:arquivo,arquivo-policy-brief

Mais

Detalhe

Policy Brief n.º 6 – “Educação STEM em Portugal: Iniciativas e desafios para o futuro”

O acrónimo STEM – Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática – surgiu nos anos 90, nos EUA, associado à necessidade de aumentar o número de jovens a prosseguirem estudos e carreiras nestas áreas.
Tomado como indicador de produtividade, competitividade e bem-estar dos países, e relacionado com projetos de inovação a nível internacional, o lema STEM legitimou políticas educativas, mudanças curriculares e novas práticas educativas. Seguindo esta tendência, em Portugal tem existido um incremento de iniciativas de Educação STEM, em contextos de aprendizagem formal e não formal, com o objetivo de promover a integração STEM, fomentar a aprendizagem STEM baseada em contexto, e despertar o interesse dos alunos por estudos e carreiras nestas áreas. Não obstante, em Portugal é possível fazer mais e melhor, através de uma ação conjunta entre escolas e organizações dos setores público e privado (autoridades públicas, indústria, universidade, etc.). Nesse sentido, preconiza-se uma estratégia nacional para a Educação STEM, um currículo aberto a práticas de design thinking, e a formação de professores em STEM.

A entrada é livre.

Policy Brief n.º 6

Consultar Policy Briefs Anteriores

Mónica Baptista | IE-ULisboa (coord.)
Mariana Gaio Alves Coordenadora dos Policy Briefs do IE-ULisboa
José Contente | Deputado do PS e Professor na Universidade dos Açores