novembro, 2019

12nov18:00Escolas e experiências pedagógicas inovadoras em PortugalÁrea de Investigação e Ensino de Políticas de Educação e Formação18:00 Anfiteatro 2, IE-ULisboaCategorias:arquivo,arquivo - STd

Escolas e experiências pedagógicas inovadoras em Portugal

A consolidação da chamada “forma escolar” de educação ao longo dos séculos XIX e XX naturalizou uma determinada maneira de organizar e sedimentar dimensões diversas da vida escolar. Desde cedo, em particular na transição do século XIX para o século XX, com as chamadas “escolas novas”, que esse modelo foi alvo de críticas. Com contornos diferentes conforme os contextos e os momentos, esse é um processo que prosseguirá ao longo do século XX chegando à atualidade. Os pontos de contacto entre os pressupostos da Educação Nova e muitas das propostas atuais são evidentes e permitem identificar aquilo que podemos designar por tradição pedagógica “progressista”, entendida como plural e capaz de se metamorfosear. A longa duração de muitas das componentes das pedagogias “alternativas” da atualidade torna complexa a definição de um conceito como o de “inovação” em educação, designadamente no que diz respeito à sua relação ambígua com a noção de “tradição”. Podemos, ainda, constatar a existência de muitas maneiras de se ser uma escola “diferente”, todas elas singulares nos projetos educativos que procuram corporizar.

Joaquim Pintassilgo
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa