maio, 2020

5mai18:00- 19:30ADIADO - Estudos de Aula na Formação de ProfessoresÁrea de Investigação e Ensino de Didática18:00 - 19:30 ADIADO, ADIADOCategorias:eventos,Geral

Detalhe

EVENTO ADIADO, para data a informar oportunamente, devido às medidas de redução de risco de contágio pelo COVID-19 tomadas pela ULisboa

Estudos de Aula na Formação de Professores

O estudo de aula é um processo formativo orientado para a prática docente, de natureza colaborativa e reflexiva, focado na aprendizagem do aluno e orientado para a inovação curricular, já com largo uso em numerosos países. O ponto culminante do estudo de aula é a realização de uma aula de investigação, em que o principal objeto de atenção são as aprendizagens realizadas pelos alunos e suas eventuais dificuldades. Neste seminário apresentamos o modo como se processa um estudo de aula, nas suas diversas variantes, ilustrando-o com dois exemplos de investigações realizadas no IE, uma com professores em serviço do 1.º ciclo na área curricular de Estudo do Meio, e outra com futuros professores de Matemática do 3.º ciclo e ensino secundário. Damos especial atenção às aprendizagens profissionais dos professores participantes, que documentamos tendo em conta o trabalho realizado nas diferentes sessões. Concluímos com perspetivas e questões para investigação futura no âmbito dos estudos de aula.

João Pedro da Ponte
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa