novembro, 2020
Detalhe
Pedagogia do Ensino
Mais
Detalhe
Pedagogia do Ensino Superior: Desafios ao Desenvolvimento Profissional Docente
Desde a Declaração de Bolonha em 1999, tem vindo a ser apresentada às instituições de Ensino Superior uma autêntica revolução copernicana em torno dos processos de ensino-aprendizagem com grande impacto no trabalho dos professores. Bolonha fixou o postulado do aluno como sendo não apenas o centro do ensino, mas também o construtor ativo das suas próprias aprendizagens. Neste contexto importa refletir sobre três questões centrais:
– Que lugar tem a pedagogia (ensinar e orientar/supervisionar) no modo como os professores entendem e exercem a sua profissão?
– Como e em que contextos aprendem os professores a ensinar e a orientar/supervisionar?
– Que estruturas de apoio ao desenvolvimento do conhecimento pedagógico existem no Ensino Superior em Portugal e noutros países? E como funcionam?
Jorge Ramos do Ó
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Mariana Gaio Alves
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Hora
(Terça-feira) 18:00
Localização
online - hora de Lisboa/Portugal