novembro, 2020

10nov18:00Pedagogia do Ensino Superior: Desafios ao Desenvolvimento Profissional DocenteÁrea de Investigação e Ensino de Currículo, Formação de Professores e Tecnologia18:00 online - hora de Lisboa/Portugal, online - hora de Lisboa/PortugalCategorias:arquivo,arquivo - STd

Pedagogia do Ensino Superior: Desafios ao Desenvolvimento Profissional Docente

Desde a Declaração de Bolonha em 1999, tem vindo a ser apresentada às instituições de Ensino Superior uma autêntica revolução copernicana em torno dos processos de ensino-aprendizagem com grande impacto no trabalho dos professores. Bolonha fixou o postulado do aluno como sendo não apenas o centro do ensino, mas também o construtor ativo das suas próprias aprendizagens. Neste contexto importa refletir sobre três questões centrais:

– Que lugar tem a pedagogia (ensinar e orientar/supervisionar) no modo como os professores entendem e exercem a sua profissão?

– Como e em que contextos aprendem os professores a ensinar e a orientar/supervisionar?

– Que estruturas de apoio ao desenvolvimento do conhecimento pedagógico existem no Ensino Superior em Portugal e noutros países? E como funcionam?

Jorge Ramos do Ó
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa