GAPE - Mentoring Profissional

O programa de Mentoring Profissional do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE) consiste num conjunto de atividades pensadas para acompanhar e orientar os estudantes da Licenciatura em Educação e Formação na sua transição para o mercado de trabalho.

É promovido pelo Gabinete de Apoio Psicopedagógico ao Estudante (GAPE) do Instituto de Educação e da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, e permite aos estudantes contactarem com um/a profissional das áreas da Educação e Formação, antigo/a aluno/a da instituição, que durante um semestre será o/a seu/ua mentor/a.

O programa decorrerá durante o 1º semestre do ano letivo de 2018/2019.

 

O/a Mentor/a…

O/a mentor/a poderá acompanhar um ou dois mentorandos, cabendo-lhe o papel de orientar cada um relativamente ao percurso profissional que estes estão prestes a iniciar. Pretende-se que durante este período os mentorandos possam conhecer a experiência e percurso profissional do/a seu/ua mentor/a e que este os aconselhe e, sempre que possível, possibilite o contacto com a sua realidade profissional.

De forma a conseguir dar resposta às necessidades dos mentorandos, pretende-se que os mentores voluntários preencham os seguintes requisitos:

Ser um antigo/a aluno/a do IEUL/FPCE;

Desempenhar, atualmente, funções na área da educação e/ou formação;

 Ter disponibilidade para realizar, no mínimo, 2 contactos com o/a mentorando/a, podendo estes ser presenciais, telefónicos ou virtuais (via Skype, email);

Ter disponibilidade para ser contatado pelo/a mentorando/a, em datas a combinar entre ambos;

• Ter disponibilidade para participar numa sessão inicial e numa sessão de encerramento do Programa, a decorrer em data a definir, no Instituto de Educação. Caso não seja possível participar presencialmente, o/a mentor/a poderá fazê-lo de forma virtual, em formato de videoconferência (via Skype).

Os/as candidatos/as a mentor/a que preencherem os requisitos definidos, irão integrar a Bolsa de Mentores do IE, sendo que todos os mentores voluntários terão direito a um certificado de participação.

 

O/a Mentorando/a…

O/a mentorando/a será também selecionado pelo GAPE, sendo preferencialmente estudantes dos últimos anos da Licenciatura em Educação e Formação do IE Ulisboa que pretendam conhecer mais de perto o mercado do trabalho na área da Educação e Formação.

Para já, estão abertas as candidaturas ao papel de mentor/a.

Candidate-se através do link: https://goo.gl/forms/g3a5AUD3mPQo0DWO2