No último trimestre de 2021 o IE-ULisboa viu cinco novos projetos de investigação aprovados para financiamento com fundos europeus e nacionais.

Três são projetos financiados pelo Programa Eramus+, no âmbito da ação-chave 2 – Cooperação para a inovação e o intercâmbio de boas práticas no setor do ensino escolar: ALiCE – Assessment for Learning in Citizenship Education, NBS4School – Empowering students to act for climate through Nature Based Solutions e ECOSCOMICS – European Co-construction of a Science Webcomics Series. Em simultâneo foram aprovados os estudos EducAção pela IntegrAção, financiado pelo FAMI, com fundos nacionais e comunitários, e Classroom 4.0 – wellbeing resources, com fundos do Portugal 2020 e do POCI.

No projeto ALiCE, uma equipa de investigadores de oito países europeus propõe-se analisar de que forma a educação para a cidadania é integrada nos currículos europeus, que metas de aprendizagem são definidas e como é que as práticas de avaliação podem servir para facilitar a aprendizagem. Já o projeto NBS4School visa promover uma nova abordagem educativa das alterações climáticas, mudando do tradicional “aprender sobre” para o “aprender a lidar com” através de uma pedagogia orientada para a ação, com foco no empoderamento dos alunos para uma cidadania ambiental ativa. Pedro Reis, docente do IE-ULisboa e membro da UIDEF, lidera as equipas locais nestes dois projetos Erasmus+.

Na mesma área de investigação, o projeto ECOSCOMICS pretende atuar ao nível da promoção, nos estudantes do ensino secundário, de uma maior compreensão acerca de tópicos atuais relacionados com problemas ambientais globais, como o clima e as alterações climáticas, questões energéticas e a biodiversidade, através da criação de um recurso educacional inovador e motivador, que resulta da parceria entre as ciências e as artes. O projeto envolve uma Associação responsável pela criação de livros digitais de BD relacionada com a ciência e Instituições de Ensino Superior de Portugal, Alemanha, Espanha, França e Polónia. Cláudia Faria, docente do IE-ULisboa e membro da UIDEF, lidera a equipa local.

O projeto EducAção pela IntegrAção, financiado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI), pretende melhorar a resposta do sistema educativo português na integração de crianças e jovens imigrantes NPT residentes em Portugal e requerentes de asilo e refletir sobre os impactos da pandemia. O projeto é coordenado por Otília Sousa, investigadora da UIDEF.

O consórcio Classroom 4.0 – wellbeing resources reúne centros de investigação nas áreas da educação, da engenharia e das tecnologias e um parceiro do setor empresarial com o objetivo de desenvolver soluções de mobiliário escolar que influenciem e monitorizem o bem-estar e a saúde dos alunos em sala de aula, promovendo condições para um superior desempenho escolar. O projeto culminará com a disponibilização de soluções-protótipo (mobiliário escolar com tecnologia 4.0 e respetivas plataformas tecnológicas inteligentes) para um espaço CLASSROOM 4.0, a validar de forma individualizada e em instalação piloto (1.º Ciclo Ensino Básico). O projeto é liderado por Neuza Pedro, docente do IE-ULisboa e membro da UIDEF.