Por uma escola diferente no Portugal de 70 – duas medidas inovadoras e as suas histórias (a experiência dos 3.º e 4.º anos e a unificação dos cursos gerais do ensino secundário)

• 30 de janeiro de 2019
  • Anfiteatro 2

Autores: Graça Fernandes e Tavares Emídio

Prefácio: António Nóvoa

Edição: Instituto Piaget

O lançamento dos 3.º e 4.º anos experimentais do ensino preparatório e a criação do ciclo unificado de ensino secundário são duas experiências marcantes na história do sistema educativo português, nomeadamente no que respeita ao currículo escolar. Ambas se deram na década de 70 do século passado, uma lançada antes e outra depois do 25 de Abril de 1974. Com momentos de criação separados por essa data histórica de rutura, elas situam-se, afinal, num contínuo de evolução a que não foi estranha a permanência nos respetivos projetos de uma inspiração comum – Rui Grácio.

Lançada no tempo do ministro José Veiga Simão, a experiência dos 3.º e 4.º anos experimentais do ensino preparatório era simultaneamente uma tentativa de alargamento da escolaridade obrigatório (de 6 para 8 anos) e uma lufada de ar fresco nos programas de ensino, em busca de conteúdos e métodos inovadores. Tendo sido abandonada esta experiência no pós-25 de Abril, a sequente criação do ciclo unificado do ensino secundário (7.º, 8.º e 9.º anos de escolaridade), viria, contudo, a retomar-lhe as orientações principais, prosseguindo o caminho para o alargamento da escolaridade obrigatória de 9 anos (que, em todo o caso, só se daria em 1986, com a Lei de Bases do Sistema Educativo).

Graça Fernandes e Tavares Emídio conheceram bem estas duas tentativas de mudança porque trabalharam e lutaram pelo seu sucesso, no exercício das funções que desempenhavam na altura. Eram as pessoas mais indicadas para nos escreverem este livro – Mais vale cedo do que nunca –, que vem colmatar a falta de análise de dois instrumentos de política educativa que foram fundamentais na conformação do sistema educativo português, e para nos acrescentarem mais dados relevantes sobre o contributo educacional de Rui Grácio, a quem o livro presta homenagem.

O Instituto de Educação da Universidade de Lisboa associa-se gostosamente ao lançamento pelo Instituto Piaget desta obra, prefaciada pelo Professor António Nóvoa, o qual ocorrerá em sessão marcada para o próximo dia 30 de Janeiro de 2019, às 18 horas, no Anfiteatro 2 do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, com apresentação de José Borges Palma e João Pinhal.