Novos cursos pós-graduados do IE-ULisboa com candidaturas abertas até 15 de junho

O IE-ULisboa apresenta uma oferta formativa pós-graduada renovada para o ano letivo 2022-2023. Aos ciclos de estudos e áreas de especialização já reconhecidas somam-se agora dois cursos recém-acreditados (Doutoramento em Educação Inclusiva e Mestrado em Educação e Tecnologias Digitais) e três pós-graduacões integradas na oferta formativa da ULisboa Post-Graduation School and Young Impulse STEAM program (ULisboa-PGS).

O Doutoramento em Educação Inclusiva, coordenado pelo IE-ULisboa em parceria com a FMH-ULisboa, foi acreditado pela A3ES por 6 anos sem condições. Este curso reforça o compromisso do IE-ULisboa no que se refere a práticas de inclusão em educação e modelos de formação para o desenvolvimento e a inovação na Educação Inclusiva, pela produção de conhecimento e a capacitação de profissionais para agirem e operarem mudanças nas organizações educativas. A 1.ª fase de candidaturas decorre online até 8 de junho.

A criação do Mestrado em Educação e Tecnologias Digitais, na modalidade a distância, é a autonomização natural do funcionamento bem sucedido durante uma década da especialidade do Mestrado em Educação do IE-ULisboa, que deu origem a um património de conhecimento assinalável na área do e-learning e das tecnologias digitais. O curso dirige-se a estudantes internacionais de países de língua portuguesa, visando o aperfeiçoamento de práticas profissionais em contextos educativos/formativos, com recurso a tecnologias digitais, no âmbito da capacitação para uma intervenção fundamentada e adequada às condições de diversidade sociocultural e de mudança tecnológica.

As pós-graduações em Educação STEAM, Literacia Digital na Educação e Formação de Adultos e Robótica e Tecnologias Emergentes no Ensino Básico enquadram-se no projeto coordenado pela ULisboa, a Post-Graduation School and Young Impulse STEAM program (ULisboa-PGS), com um investimento de mais de 22 milhões de euros do PRR, com o objetivo estratégico de atrair novos estudantes de pós-graduação e aumentar o número de graduados em ciclos de estudo reconhecidos pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior com o “índice de excelência”. As três pós-graduações do IE-ULisboa que integram o programa “Impulso Adultos” da ULisboa-PGS têm duração semestral (150 horas de contacto) e destinam-se a apoiar a conversão e atualização de competências de educadores e professores dos ensinos básico, secundário e profissional e de profissionais no domínio da educação e formação através de formações de curta duração. As aulas decorrem em horário pós-laboral entre 1 de outubro e 15 de janeiro.

A par da nova oferta formativa continuam abertas, até dia 15 de junho, as candidaturas aos restantes cursos do IE-ULisboa: