Apresentação

O Gabinete de Apoio Psicopedagógico ao Estudante (GAPE) tem como missão contribuir para uma boa adaptação e integração dos estudantes no Instituto de Educação (IE), acompanhando as suas necessidades (contextualizadas na cultura organizacional e social envolvente) em função de diferentes tarefas de desenvolvimento e de momentos de transição mais importantes, competindo-lhe, designadamente:

(i) contribuir para a integração/adaptação dos novos alunos;

(ii) facilitar o sucesso académico dos estudantes;

(iii) promover o bem-estar psicossocial e o desenvolvimento pessoal dos estudantes;

(iv) contribuir para a integração profissional dos estudantes finalistas e dos recém-licenciados no mercado de trabalho;

(v) apoiar os estudantes com necessidades especiais,

(vi) promover o desenvolvimento pessoal dos alunos e facilitar a sua inserção/adaptação à comunidade académica;

(vii) colaborar na realização de ações de captação de novos estudantes.

A missão do GAPE é alcançada de acordo com seis vetores::

  •  informação, disponibilizada através de guias, brochuras diversas e ações de divulgação destinadas a alunos do ensino secundário e a outros públicos;
  • aconselhamento psicológico, com intervenções breves, individuais e de grupo, de aconselhamento clínico ou de orientação vocacional;
  • programas de Desenvolvimento de Competências Académicas e Psicossociais, promovidos através de seminários, workshops e programas específicos;
  • apoio a Grupos Específicos, como alunos com necessidades educativas especiais e alunos estrangeiros;
  • programas de voluntariado e formação de voluntários, através da gestão do Núcleo de Promoção de Voluntariado (NPV);
  • programas de Mentorado, nomeadamente aquele criado com vista |à adaptação dos alunos do 1º ano; um outro, para facilitar a integração dos alunos do 3º ano no mercado de trabalho; e, um último, específico para os estudantes Erasmus (que existe há mais de 10 anos).

Quando procurar os nossos serviços?

Quando chegares ao Instituto...

vamos acolher-te e apoiar-te na tua integração e adaptação através de:

(*)mentorado: atividades de integração e apoio de alunos mais velhos;

(*)apoio individual para os alunos com NEE;

(*)projeto de Tutoria para os alunos Maiores de 23 anos;

(*)espaço-antena, atendimento diário e resposta a dúvidas.

Enquanto cá estiveres...

vamos dar-te apoio e aconselhamento, potenciando o teu bem-estar psicossocial e o teu desenvolvimento pessoal através de:

(*)Aconselhamento vocacional;

(*)acompanhamento clínico;

(*)workshops e palestras de promoção de competências académicas e pessoais;

(*)promoção do voluntariado;

(*)divulgação de ações de formação relevantes para o teu percurso profissional;

(*)iniciativas de esclarecimento e orientação para ajudar nas tomadas de decisão vocacionais (e.g. Psicólogos em Ação).

Quando estiveres de saída...

vamos auxiliar-te na transição para o mercado de trabalho através de:

(*)aconselhamento vocacional;

(*)apoio no processo de procura de emprego (e.g. ajuda na construção do CV);

(*)ações de promoção da empregabilidade (e.g. workshops e jornadas);

(*)construção e oferta de materiais de auto-ajuda;

(*)iniciativas de promoção do contato e partilha de experiências com outros diplomados.

Actividades

Programa de Divulgação da Oferta Formativa

O Programa de Divulgação da Oferta Formativa consiste num conjunto de atividades de divulgação da oferta formativa do IE, cujo objetivo é informar e orientar os estudantes do secundário e outros públicos interessados sobre a Licenciatura e Mestrados em Educação e Formação. Estas atividades realizam-se de janeiro a julho de cada ano letivo.

O GAPE gere e acompanha um grupo de estudantes voluntários do Instituto, que colaboram na organização e dinamização destas atividades. Os voluntários realizam uma formação inicial para os preparar para as tarefas que irão realizar.

A participação nestas atividades promove o desenvolvimento de competências transversais, como a capacidade de trabalho em equipa, a comunicação, a capacidade de resolução de problemas e de conflitos, entre outras. Proporciona igualmente, uma maior compreensão sobre as áreas e contextos de intervenção do Técnico de Educação e Formação.

No início de cada ano letivo, é divulgada esta oportunidade de voluntariado através dos estudantes voluntários que colaboraram no ano letivo anterior.

Os interessados poderão enviar um mail para gapeIE@ie.ulisboa.pt, indicando os seus dados e demonstrando interesse em participar neste programa.

Curso de Formação de Voluntariado Universitário (CVU)

O CVU tem como objetivo valorizar e melhorar a intervenção dos estudantes do ensino superior na comunidade, enquanto voluntários.

Muitos estudantes mais do que fazer voluntariado querem ser voluntários, o CVU tem como objetivo geral formar voluntários.

O programa de formação valoriza a informação, o auto-conhecimento, o saber ser e o saber fazer. Salientamos a importância da formação para: (1) o comportamento ético do voluntário; (2) a diferenciação do voluntariado universitário face a outros tipos de voluntariado; (3) o reforço de competências transversais aplicadas à ação de voluntariado; (4) a definição de um projeto individual de voluntariado (por parte do estudante).

Habitualmente decorre no 1º semestre. As inscrições são divulgadas antecipadamente, durante o mês de setembro/outubro.

Consulta de Psicologia e Aconselhamento Vocacional

Consultas de Psicologia Clínica, de Aconselhamento Vocacional e de Carreira

A Consulta de Psicologia Clínicadestina-se a apoiar todos os estudantes (de todos os níveis de ensino) que sintam necessidade de apoio para questões pessoais e/ou académicas e cujas preocupações possam afetar o seu bem-estar e o seu funcionamento no dia-a-dia.
A consulta é individual, gratuita e confidencial.
A resposta ao pedido de consulta ocorre num espaço médio de 2 semanas, segue-se o agendamento de uma sessão de triagem e respetiva avaliação da situação clínica; após esta avaliação é decidido o processo de acompanhamento pelo GAPE ou encaminhamento do pedido para outros serviços da universidade ou externos à universidade.
Para marcações e informações deverá enviar um mail para gapeIE@ie.ulisboa.pt com o assunto “Pedido de Consulta de Psicologia Clínica”.

A Consulta de Aconselhamento Vocacional destina-se a apoiar os estudantes do Instituto com necessidades de orientação vocacional. Esta necessidade surge mais frequentemente nas transições de ciclo, nomeadamente, do ensino secundário para o ensino superior e da Licenciatura para o Mestrado.
A consulta é gratuita, confidencial e pode realizar-se individualmente ou em pequenos grupos, de acordo com as necessidades específicas dos estudantes.
Através desta consulta disponibilizamos orientação aos estudantes, apoiando as suas escolhas vocacionais.
Para marcações e informações deverá enviar um mail para gapeIE@ie.ulisboa.pt com o assunto “Pedido de Consulta de Aconselhamento Vocacional”.

A Consulta de Aconselhamento de Carreirapretende apoiar a transição dos finalistas e diplomados para o mercado de trabalho.
A consulta é gratuita, confidencial e pode realizar-se individualmente ou em pequenos grupos, de acordo com as necessidades específicas dos estudantes.
Visa promover a exploração de percursos profissionais nas áreas da Educação e da Formação, o desenvolvimento de estratégias de definição, planeamento e de gestão dos projetos profissionais dos finalistas e diplomados.
Para marcações e informações deverá enviar um mail para gapeIE@ie.ulisboa.pt com o assunto “Pedido de Consulta de Aconselhamento de Carreira”.

Atividades de Promoção de Competências Transversais e de Empregabilidade

As atividades de Promoção de Competências Transversais, em geral, ocorrem no âmbito de outros programas, nomeadamente: a promoção de voluntariado de que são exemplos as atividades promovidas pelo NPV – Núcleo de Promoção de Voluntariado; a participação dos estudantes como voluntários nos programas de divulgação da oferta formativa e como mentores nos programas de mentorado.

Sempre que oportuno podem ser desenvolvidos programas de promoção de bem-estar que visam a promoção da auto-regulação emocional; a melhoria da comunicação e gestão interpessoal. Estes programas são divulgados oportunamente no site do IE
Para a promoção de competências de empregabilidade desenvolvemos diversas atividades que têm por base os seguintes princípios:

i. autonomia;

ii. diálogo intergeracional (atuais alunos e antigos alunos);

iii. proximidade;

iv. individualização.

Realizamos as seguintes atividades:
Programa de Mentoring Profissional
Pretendemos, através deste programa criar oportunidades estruturadas de contacto direto com antigos alunos do Instituto, agora profissionais nas áreas da Educação e da Formação; dar a conhecer exemplos reais do exercício da profissão; realizar aconselhamento ao longo do percurso académico através da partilha de experiências de vida.
Este programa dirige-se aos estudantes finalistas da Licenciatura em Educação e Formação e é divulgado no início de cada ano letivo.
Caso pretenda ter um/a mentor/a profissional envie um mail para gapeIE@ie.ulisboa.ptcom o assunto “Inscrição no Programa de Mentoring Profissional”.

Rede de Técnicos de Educação e Formação do IE ULisboa
A “Rede de Técnicos de Educação e Formação do IE ULisboa” é um grupo fechado na rede social facebook, que administramos, composto por estudantes e alumni do IE.
O objetivo deste grupo é promover o contacto e a comunicação entre os estudantes e os alumni em torno das questões da empregabilidade.
Neste grupo encontrará informações sobre formações, ofertas de estágio/emprego e a partilha de experiências entre os seus membros.
| Peça para aderir em https://www.facebook.com/groups/131342730289343/.