Através do Programa de Mentoradodisponibilizamos e organizamos recursos organizacionais_suporte de pares de modo a contribuir para a promoção do bem-estar académico e pessoal dos estudantes em processo de transição e integração no Instituto de Educação.

Objetivos gerais:

(i)acolher os novos alunos;

(ii)informar e orientar os novos alunos acerca do novo espaço;

a. das regras de funcionamento existentes

b. da potencialidade de aprendizagens a adquirir

c. do meio envolvente (p.e. Cidade Universitária; cidade de Lisboa)

(iii) estabelecer ligações sociais e pessoais seguras;

(iv) antecipar dificuldades e promover o desenvolvimento de competências transversais;

(v) estimular o convívio.

Cada novo aluno tem um mentor designado desde o dia em que chega ao Instituto pela 1ª vez. A informação sobre os Mentores é transmitida nos dias de matrícula.

Candidatura/selecção e formação dos Mentores

Durante o mês de abril o GAPE divulga a oportunidade dos estudantes se candidatarem aos Programas de Mentorado (para alunos do 1º ano e para estudantes Erasmus).

São aceites todos os estudantes que tenham disponibilidade, em regime de voluntariado, para dois períodos de formação: em maio/junho e em setembro e durante a formação são considerados candidatos (podem desistir até setembro).

Em maio/ junho acontecem as primeiras 6h de formação, de um total de 12h. Nestes módulos estabelecem-se dinâmicas entre os candidatos, informa-se sobre a história do programa e a sua organização e fazem-se atividades relacionadas com questões de comunicação, relacionamento interpessoal, organização e gestão do tempo; no final deste módulo de formação os mentores organizam-se em grupos de trabalho, de preferência de acordo com os seus interesses (p.e. organização e apoio na semana das matrículas; construção e manutenção do site e outros meios de comunicação e divulgação; dinamização e Workshops temáticos); a partir desses grupos desenvolvem atividades durante o Verão para preparar o apoio no início do ano letivo.

Em setembro o grupo de candidatos volta a reunir-se e fixa-se o grupo final de mentores, organizam-se por grupos de atividades e tarefas e define-se o coordenador de cada grupo.