Sedeada no Instituto de Educação, a UIDEF é a estrutura organizacional, em matéria de investigação em educação, da maior universidade portuguesa, a Universidade de Lisboa (ULisboa). Instituição de referência no âmbito da pesquisa em educação, a UIDEF compreende investigadores de outras escolas da ULisboa, bem como de outros estabelecimentos de ensino superior.

O objetivo principal da pesquisa realizada na UIDEF é permitir uma compreensão multidimensional das organizações, processos e atores, diagnosticando problemas e necessidades, bem como produzir inputs relevantes para uma transformação, de sistemas e práticas educacionais, baseada no conhecimento.

Este objetivo será alcançado através do desenvolvimento de investigação centrada em duas principais linhas de pesquisa: (1) Educação XXI, que versa a diversificação, modernização e melhoria da educação, com foco nas questões relacionadas com a qualidade da aprendizagem e a inclusão; e (2) Forças de Mudança, que incide a governança da educação, de participação, accountability e desenvolvimento profissional dos educadores e professores.

Atualmente, a investigação na UIDEF está organizada em três grupos de investigação, em estreita relação com os programas de Doutoramento do IE-ULisboa e com os projetos de pesquisa em curso, financiados nacional e internacionalmente, a saber: Currículo, Formação de Professores e Tecnologia; Didática; Políticas de Educação e Formação.

Esta organização converge para as linhas de pesquisa da UIDEF – Educação XXI e Forças de Mudança – propondo-se dar respostas mais eficazes à complexidade dos problemas, tendências e perspetivas atuais da educação e formação, o que requer abordagens multi-, inter- e transdisciplinares, a par do fortalecimento da qualidade da investigação, com base num foco mais seletivo dos seus principais contributos.

Presentemente, estão em curso projetos de investigação financiados por agências nacionais e internacionais, tais como a Comissão Europeia e a União Europeia (que incluem H2020, Erasmus+, Cost, Fundação para a Ciência e a Tecnologia). Existem também diferentes parcerias, mormente com entidades brasileiras, e contratos de investigação aplicada com vários organismos oficiais, associações e entidades privadas.

A UIDEF – Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação é a unidade de investigação do Instituto de Educação.

A investigação em Educação é uma atividade central e dinamizadora do Instituto, realizando-se em estreita ligação com a oferta formativa pós-graduada, em especial o com os cursos de doutoramento, e com as atividades de intervenção comunitária e de apoio às políticas públicas.

Estão presentemente em curso projetos de investigação financiados por agências nacionais e internacionais como a Comissão Europeia e União Europeia (incluindo o Seventh Framework Programme e os Programa Sócrates, Comenius e Leonard da Vinci), a Fundação para a Ciência e a Tecnologia e o Ministério da Educação e Ciência. Existem também várias parcerias, nomeadamente luso-brasileiras, financiadas pelo Convénio CAPES/FCT e contratos de investigação aplicada com diversos organismos oficiais, associações e empresas privadas.

O Instituto está organizado em áreas de investigação e ensino, correspondentes a especializações disciplinares, multidisciplinares ou interdisciplinares no domínio da educação e da formação.