Cecília Galvão

Didática da Educação Física

O Grupo de Investigação em Didática da Educação Física orienta o seu trabalho para:

• O estudo das condições otimização da aprendizagem e desenvolvimento do pensamento e conhecimento didático na disciplina dos professores e futuros professores;
  • O estudo da gestão da ecologia da aula e consequente criação de oportunidades de aprendizagem e sucesso dos alunos dos ensinos básico e secundário;
  • O estudo das culturas juvenis e do pensamento dos alunos face ao ensino-aprendizagem da disciplina como correlatos do sucesso académico;
  • O estudo do curriculum e programas de educação física, numa perspetiva diacrónica e sincrónica.
Didática da Matemática

O grupo realiza estudos em três grandes áreas de ensino e aprendizagem da Matemática. A primeira grande área diz respeito ao professor de Matemática. O grupo estuda o conhecimento profissional do professor de Matemática, as práticas profissionais e processos de desenvolvimento profissional de candidatos a professores e de professores em diferentes fases da carreira. A ênfase é dada aos processos de seleção e construção de tarefas, à formulação de estratégias de ensino e à condução dos processos de comunicação na sala de aula. É dada especial atenção ao estudo das questões epistemológicas e metodológicas relativas à pesquisa da sua própria prática por parte de docentes e profissionais.

A segunda área de trabalho é o ensino e a aprendizagem dos Números e da Álgebra. O grupo realiza pesquisas em áreas específicas, incluindo números inteiros e operações (por exemplo, adição e subtração, bem como a multiplicação e a divisão), números racionais e proporção (por exemplo, representação, equivalência, ordem, operações), iniciação à Álgebra (por exemplo, o sentido das estruturas), Álgebra intermédia (por exemplo, equações, funções), e a Álgebra do ensino secundário (por exemplo, funções polinomiais e racionais). Realizam-se também estudos sobre Estatística. O grupo estuda o papel das tarefas, trajetórias de aprendizagem e processos de comunicação em relação a esses temas específicos. É dada especial ênfase a contextos curriculares envolvendo atividades de exploração e utilização das TIC. A maioria dos estudos tem o seu foco sobre as estratégias de raciocínio dos alunos e no desenvolvimento de condições de aprendizagem que promovam a compreensão de conceitos matemáticos, representações, procedimentos e a capacidade de resolução de problemas.

Finalmente, uma terceira área principal de trabalho é o currículo e a avaliação. O grupo está envolvido em várias iniciativas de apoio à generalização de um novo programa de Matemática em Portugal, com uma atenção especial na produção de materiais educativos. Uma área importante de interesse relaciona-se com o estudo das atividades de avaliação reguladora para promover a aprendizagem dos alunos em Matemática. O grupo também estuda e avalia manuais de Matemática e realiza estudos comparativos de programas de Matemática de diversos países e estudos históricos, especialmente ao nível do 3 º ciclo do ensino básico e ensino secundário.

Didática das Ciências

A atividade do grupo centra-se na investigação acerca da melhoria do ensino e da aprendizagem no quadro das novas tendências da educação em ciências. As atividades de investigação inserem-se em três grandes domínios:

1. Literacia científica;
  2. TIC no ensino das ciências;
  3. Desenvolvimento profissional dos professores.

Relativamente ao primeiro domínio, literacia científica, o grupo tem desenvolvido atividades de investigação que têm como principais objetivos:

• Estudar, teórica e empiricamente, os aspetos mais pertinentes e as dimensões que integram a literacia científica e a sua inter-ligação;
  • Desenvolver e testar materiais pedagógicos inovadores e estratégias para o desenvolvimento de atividades em sala de aula, tanto em contextos formais como informais de aprendizagem;
  • Disseminar os resultados das atividades e estratégias desenvolvidas e validadas, reforçando assim a importância do ensino das ciências na atualidade e produzir recomendações para ações futuras.

No que diz respeito ao segundo domínio, TIC no ensino das ciências, as pesquisas realizadas envolvem:

• Estudar o impacto na aprendizagem de estratégias de resolução de problemas e de atividades de natureza investigativa com o recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação;
  • Desenvolver e validar recursos e estratégias de ensino-aprendizagem e de avaliação adequadas a serem implementadas com recurso às TIC;
  • Disseminar os resultados das atividades e estratégias desenvolvidas e validadas, reforçando assim a importância da utilização das TIC na educação em ciências, tanto em contextos formais como informais de aprendizagem.

O terceiro domínio, desenvolvimento profissional dos professores, constitui uma área de investigação transversal a toda a atividade do grupo, tendo como principais objetivos promover e facilitar a integração das estratégias atuais da educação em ciências nas práticas dos professores.

A atividade de investigação do grupo concretiza-se segundo quatro linhas principais: Desenvolvimento curricular; Integração curricular das TIC; Ensino das ciências em contextos formais e não formais; Sociologia da aprendizagem e discurso pedagógico. Estas linhas de investigação desenvolvem-se nos vários níveis de ensino, do 1º ciclo ao secundário, e pré-escolar.