Justino Magalhães

História da Educação

O Grupo de Investigação de História da Educação inclui as Áreas Científicas de História da Educação, Educação Comparada, Filosofia da Educação. É constituído por Investigadores-Docentes, Investigadores Contratados, Investigadores Colaboradores.

Os principais objetivos do Grupo são aprofundar e internacionalizar o conhecimento científico sobre as realidades portuguesa, europeia, luso-brasileira e luso-africana, nos domínios: Estudos Histórico-Comparados em Educação; Modernidade Pedagógica; Cultura Escrita, Escolarização e Sociabilidade; Património Escolar e Educativo (conservação, divulgação, animação); Cultura Escolar; O Direito à Educação.

Cabe ao Grupo de Investigação de História da Educação a responsabilidade e a lecionação de unidades curriculares do Curso de Licenciatura em Educação; do Curso de Especialização em Preservação e Animação do Património Educativo; do Curso de Mestrado em História da Educação; dos Cursos de Formação Avançada conducentes aos Doutoramentos em História da Educação, Educação Comparada, Filosofia da Educação.

Os Membros do Grupo de Investigação integram Redes Nacionais e Internacionais de Investigação.

Psicologia da Educação

O Grupo Psicologia da Educação visa aprofundar o conhecimento dos fenómenos educativos, à luz da Psicologia da Educação, com vista à promoção da realização em diferentes contextos educativos, tendo, como objetivo geral, envolver-se na investigação e na formação aprofundada em Psicologia da Educação, diversificando-se em três grandes linhas de investigação: desenvolvimento humano em contextos educacionais diversificados; aprendizagem em contextos educativos; e ativação da realização pessoal. Os elementos do grupo realizam investigação em áreas mais diversificadas, como o engagement, a motivação, o autoconceito, a criatividade, o rendimento escolar, o desempenho académico, a indisciplina, o bullying, a violência na escola, a cidadania, as identidades, a educação inclusiva e a educação intercultural. São realizados estudos variados, destacando-se aqui: o desenvolvimento e a aprendizagem ao logo do ciclo de vida; a sabedoria; a aprendizagem auto-regulada; a aprendizagem em estudantes universitários; a aprendizagem em sujeitos com dificuldades intelectuais e sensoriais; a construção e a adaptação de escalas de avaliação psico-educacional; a sobredotação; o papel das interações sociais em díades ou pequenos grupos, na apropriação de conhecimentos e competências em diferentes tipos de conteúdos escolares; as atitudes dos alunos em relação si próprios ao rendimento académico; e as crenças dos professores.

Pretende-se o aprofundamento e a divulgação do conhecimento e dos resultados da investigação nessas áreas e suas colaterais, sobretudo as mais situadas em contextos educativos diferenciados, em que a abordagem sob o ponto de vista da Psicologia da Educação seja relevante. A formação de profissionais dotados de meios para ativar, de forma positiva e criativa, a realidade sócio-educativa atual – bem como de todos aqueles que desejem aprofundar conhecimentos teóricos, de investigação e de intervenção psico-educacional nos diferentes contextos de vida – é um dos grandes objetivos do Grupo Psicologia da Educação.