O Grupo de Investigação em Avaliação Educacional orienta o seu trabalho para:

a) Produzir conhecimento no domínio da disciplina de Avaliação;

b) Investigar em vários domínios práticos da avaliação educacional;

c) Realizar estudos para diversas entidades do sistema educativo e formativo.

A avaliação realizada entre 1991 e 1994 no extinto Instituto de Inovação Educacional (IIE), com a publicação de algumas dezenas de relatórios referentes a medidas de política então introduzidas no sistema educativo, constitui uma referência para este Grupo.

No domínio da Avaliação das (e para as) Aprendizagens, o Grupo desenvolve, em contextos reais, projetos destinados a relacionar práticas de ensino e de avaliação de professores de diferentes disciplinas e de diferentes graus de ensino, incluindo o superior, com as aprendizagens dos alunos.

No domínio da Avaliação de Escolas o Grupo realiza investigação em que, no essencial, se procura relacionar a avaliação das escolas com as aprendizagens dos alunos, com o desempenho dos professores e com a eficácia das próprias escolas.

O Grupo tem produzido reflexão escrita no domínio da Avaliação de Professores onde procura analisar e discutir diversas questões críticas (e.g., caracterização dos professores enquanto profissionais de ensino, participação dos intervenientes, natureza, propósitos e utilizações da avaliação). Presentemente, está a desenvolver uma síntese interpretativa da literatura internacional publicada nos últimos dez anos. Este trabalho deverá permitir a formulação de um conjunto de recomendações e de reflexões acerca das referidas questões críticas.

No que se refere à Avaliação de Programas e de Políticas Educativas o Grupo, para além de desenvolver investigação por iniciativa própria (e.g., Projeto APPEPT40), realiza estudos de avaliação que, naqueles âmbitos, são solicitados ao Instituto de Educação por diversas entidades e instituições. É, por exemplo, o caso do Estudo de Avaliação do Ensino Artístico Especializado ou do Estudo do Processo de Experimentação do Novo Programa de Matemática do Ensino Básico.

O Grupo reforçou recentemente a sua ação no sentido de orientar e produzir ainda mais trabalho de natureza empírica, sempre apoiado numa sólida base conceptual no domínio da avaliação e em domínios tais como o currículo, as aprendizagens, o ensino, as conceções, os conhecimentos e as práticas profissionais dos professores, a escola, a qualidade e a eficácia escolar ou a génese das políticas educativas.

Domingos Fernandes

Doutorados