O Grupo de Investigação em Avaliação Educacional orienta o seu trabalho para:

a) Produzir conhecimento no domínio da disciplina de Avaliação;

b) Investigar em vários domínios práticos da avaliação educacional;

c) Realizar estudos para diversas entidades do sistema educativo e formativo.

A avaliação realizada entre 1991 e 1994 no extinto Instituto de Inovação Educacional (IIE), com a publicação de algumas dezenas de relatórios referentes a medidas de política então introduzidas no sistema educativo, constitui uma referência para este Grupo.

No domínio da Avaliação das (e para as) Aprendizagens, o Grupo desenvolve, em contextos reais, projetos destinados a relacionar práticas de ensino e de avaliação de professores de diferentes disciplinas e de diferentes graus de ensino, incluindo o superior, com as aprendizagens dos alunos.

No domínio da Avaliação de Escolas o Grupo realiza investigação em que, no essencial, se procura relacionar a avaliação das escolas com as aprendizagens dos alunos, com o desempenho dos professores e com a eficácia das próprias escolas.

O Grupo tem produzido reflexão escrita no domínio da Avaliação de Professores onde procura analisar e discutir diversas questões críticas (e.g., caracterização dos professores enquanto profissionais de ensino, participação dos intervenientes, natureza, propósitos e utilizações da avaliação). Presentemente, está a desenvolver uma síntese interpretativa da literatura internacional publicada nos últimos dez anos. Este trabalho deverá permitir a formulação de um conjunto de recomendações e de reflexões acerca das referidas questões críticas.

No que se refere à Avaliação de Programas e de Políticas Educativas o Grupo, para além de desenvolver investigação por iniciativa própria (e.g., Projeto APPEPT40), realiza estudos de avaliação que, naqueles âmbitos, são solicitados ao Instituto de Educação por diversas entidades e instituições. É, por exemplo, o caso do Estudo de Avaliação do Ensino Artístico Especializado ou do Estudo do Processo de Experimentação do Novo Programa de Matemática do Ensino Básico.

O Grupo reforçou recentemente a sua ação no sentido de orientar e produzir ainda mais trabalho de natureza empírica, sempre apoiado numa sólida base conceptual no domínio da avaliação e em domínios tais como o currículo, as aprendizagens, o ensino, as conceções, os conhecimentos e as práticas profissionais dos professores, a escola, a qualidade e a eficácia escolar ou a génese das políticas educativas.

Coordenador

Domingos Fernandes

Doutorados

Domingos Fernandes

Pedro Rodrigues

Não Doutorados

Emília Maria Fernandes da Silva

Isabel Cecília Luís Vieira

Isabel Maria Antunes Vieira

José Domingos Teixeira Fernandes

Maria Margarida Teixeira de Sousa

Paula Cristina Roseira Simões

Sara Filipa Martins Gomes

Colaboradores

Ana Paula dos Santos Almeida

Joaquim Colôa Dias