O Grupo de Investigação de História da Educação inclui as Áreas Científicas de História da Educação, Educação Comparada, Filosofia da Educação. É constituído por Investigadores-Docentes, Investigadores Contratados, Investigadores Colaboradores.

Os principais objetivos do Grupo são aprofundar e internacionalizar o conhecimento científico sobre as realidades portuguesa, europeia, luso-brasileira e luso-africana, nos domínios: Estudos Histórico-Comparados em Educação; Modernidade Pedagógica; Cultura Escrita, Escolarização e Sociabilidade; Património Escolar e Educativo (conservação, divulgação, animação); Cultura Escolar; O Direito à Educação.

Cabe ao Grupo de Investigação de História da Educação a responsabilidade e a lecionação de unidades curriculares do Curso de Licenciatura em Educação; do Curso de Especialização em Preservação e Animação do Património Educativo; do Curso de Mestrado em História da Educação; dos Cursos de Formação Avançada conducentes aos Doutoramentos em História da Educação, Educação Comparada, Filosofia da Educação.

Os Membros do Grupo de Investigação integram Redes Nacionais e Internacionais de Investigação.

Coordenador

Justino Magalhães

Doutorados

Ana Isabel Madeira

António Nóvoa

Carlos Manique da Silva

Joaquim Pintassilgo

Justino Magalhães

Não Doutorados

Isabela Cristina Salgado

Maria Fátima Bauto Fernandes

Rita Rêgo

Tomás Azevedo de Vallêra

Colaboradores

Ana Lúcia Cunha Fernandes

Antonia María Mora Luna

Áurea Adão

Helena Reis Cabeleira

Luís Castanheira

Margarida Sofia Borges Ferreira

Maria do Castelo Romeiras da Costa Amado

Maria Manuela Rodrigues

Teresa Maria da Fonseca Rosa