A pesquisa desenvolvida pelo Grupo de Investigação de Política e Administração Educacional tem sua raiz nos finais da década de 1980. Desde o início foi marcada pelos contributos da sociologia das organizações e orientada para o “estudo da escola” e do “trabalho do gestor escolar”. Na década seguinte, abrindo-se a outros contributos disciplinares (e.g., da sociologia política e da ciência política) e acompanhando a evolução da agenda da política educativa, a pesquisa produzida por este Grupo de Investigação estendeu-se pelas temáticas da “autonomia e da gestão da escola”, da “avaliação das escolas” e da “administração local da educação”. Neste contexto, ganhou também evidência o estudo da emergência de novos modos de regulação das políticas e da ação educativas, às escalas local, nacional e supranacional.

Este envolvimento em análises inspiradas no estudo da política e da ação pública tem vindo acentuar-se nos anos mais recentes, dando lugar ao estudo: dos instrumentos de governação e seus referenciais, da circulação internacional de políticas educativas, dos sistemas de ação presentes no processo de decisão e execução das políticas educativas, e do modo como a ação estatal é contextualizada e diversificada nos sistemas concretos da ação pública. A pesquisa e as publicações mais recentes deste Grupo (e aquelas que num futuro próximo este produzirá) centram-se, concretamente, no estudo das relações entre conhecimento, política e ação pública em educação.

Luís Miguel Carvalho

Doutorados