As publicações do IE-ULisboa têm o propósito de fomentar e divulgar a investigação em educação.

É dado destaque especial à divulgação dos estudos associados aos programas de investigação e respetivos avanços de conhecimento da UIDEF – o centro de investigação do IE-ULisboa.

As publicações pretendem afirmar-se como uma referência na proposição e discussão pública de políticas educativas.

Destaques

A política editorial do IE-ULisboa privilegia as seguintes publicações:

Sisyphus – Revista de Educação/Journal of Education

Sisyphus – Revista de Educação/Journal of Education/Revista de Educación pretende ser um espaço para a discussão de aspetos políticos, sociais, económicos, culturais, históricos, curriculares e organizacionais da educação.

Disponível em português, inglês e espanhol, a Sisyphus persegue uma ampla agenda de investigação, enriquecendo-se e levando em linha de conta a abertura de novos posicionamentos conceptuais e críticos face às circunstâncias e tendências em presença ou em confronto na arena educativa global.

[saber mais]

Coleção Educação XXI e Coleção Forças de Mudança em Educação

As coleções Educação XXI e Forças de Mudança em Educação são destinadas a espaços académicos e profissionais nacionais e de outros países de língua portuguesa, publicadas regularmente em formato e-book. Os títulos das coleções representam os dois programas de investigação do IE-ULisboa e da UIDEF: Educação XXI e Forças de Mudança em Educação. Disponíveis a partir de setembro de 2019.

E-books

A coleção de e-books constitui um compromisso do IE-ULisboa com a livre circulação do conhecimento e com uma divulgação mais eficaz e eficiente da investigação produzida pelos seus docentes/investigadores.

[saber mais]

Coleção Encontros de Educação

Destina-se à publicação de materiais, criteriosamente selecionados, gerados no âmbito de eventos científicos de grande dimensão dinamizados pelo IE-ULisboa.

[saber mais]

Policy-briefs

Os policy- briefs visam tornar acessíveis ao grande público sínteses de estudos produzidos no IE-ULisboa e disponibilizar, de modo sistematizado e conciso, recomendações para a política baseadas na investigação. Em 2020 disponibilizaremos dois policy- briefs.

Publicações anteriores

A produção atual do IE-ULisboa decorre de uma longa tradição de atividade editorial, que se mantém disponível para consulta por todos os interessados.

Revista de Educação

Publicada entre 1986 e 2011, a Revista de Educação constituiu um importante meio de divulgação da investigação no campo da educação e um instrumento de trabalho útil de reflexão indispensável ao desenvolvimento da profissionalidade dos docentes nos diversos níveis de ensino.

[saber mais]

Sísifo Revista de Ciências da Educação

Publicada entre 2006 e 2010, a Sísifo visou contribuir para a internacionalização da produção científica em Ciências da Educação, ajudando a fomentar intercâmbios que viabilizassem, sustentassem e tornassem visíveis redes e projetos que ultrapassassem fronteiras nacionais.

[saber mais]

Outras publicações