Capa do livro "A Escola e as Controvérsias Sociocientíficas: Perspectivas de Alunos e Professores", de Pedro Rocha dos Reis

A Escola e as Controvérsias Sociocientíficas: Perspectivas de Alunos e Professores

Autor
Pedro Rocha dos Reis

Apresentação

Actualmente, a compreensão da natureza da ciência e da sua relação com a sociedade e a cultura é considerada um dos eixos fundamentais da literacia científica. No entanto, a investigação tem revelado que tanto a escola como os meios de comunicação social parecem contribuir, explicita e implicitamente, para a construção de concepções limitadas acerca da ciência e dos cientistas.

A presente investigação pretendeu estudar a forma como um grupo de professores e alunos do ensino secundário interpretam e reagem às controvérsias sociocientíficas divulgadas pelos meios de comunicação social. Este estudo reveste-se de particular relevância num período marcado, simultaneamente, por fortes discussões relativas ao impacto social e ambiental de várias inovações científicas e tecnológicas e pela implementação de novos currículos de ciências que realçam a importância da discussão de controvérsias sociocientíficas no desenvolvimento da literacia científica dos alunos.

Índice

CAPÍTULO 1 11
Introdução
     1.1 Contexto, problemática e relevância da investigação 11
     1.2 As origens do estudo 14
CAPÍTULO 2 17
Referencial teórico
     2.1 Finalidades da Educação Científica: Argumentos, Tensões e Slogans 23
           2.1.1 Literacia Científica
           2.1.2 Ciência-Tecnologia-Sociedade
     2.2 A Educação em Ciência e as Questões Sociocientíficas 45
           2.2.1 Cidadania e Questões Sociocientíficas
           2.2.2 A Discussão de Questões Sociocientíficas Controversas nas Aulas de Ciências
     2.3 A Educação em Ciência e a Compreensão da Natureza da Ciência 60
           2.3.1 A Compreensão da Natureza da Ciência como Finalidade Educacional
           2.3.2 Concepções e Práticas sobre a Natureza da Ciência
     2.4 Conhecimento e Desenvolvimento Profissional dos professores 74
           2.4.1 Conhecimento Profissional do Professor
           2.4.2 Desenvolvimento Profissional do Professor
           2.4.3 Dois Exemplos de Iniciativas de Desenvolvimento Profissional Destinadas a Professores de Ciências
     2.5 Síntese 91
CAPÍTULO 3 93
Metodologia
     3.1 Introdução 93
           3.1.1 Intenções
           3.1.2 Questões de Investigação
           3.1.3 Abordagem Metodológica
           3.1.4 Preocupações com a Validade da Investigação
           3.1.5 Pressupostos Epistemológicos
           3.1.6 Valores
           3.1.7 Síntese das Fases do Projecto
     3.2 Opções e Procedimentos de Carácter Metodológico 100
            3.2.1 Fase 1: Estudo do Impacto das Controvérsias Sociocientíficas
            3.2.2 Fase 2: Acção de Desenvolvimento Profissional
     3.3 Cronograma do Estudo 130
CAPÍTULO 4 133
Os alunos e as controvérsias sociocientíficas
     4.1 Introdução 133
     4.2 Estudos de Caso 133
           4.2.1 O Caso de Ana Margarida: Ninguém consegue investigar sozinho. Tem que ter sempre outros dados que outras pessoas já tenham descoberto antes
           4.2.2 O Caso de Miguel: Acredito que existe muita investigação feita em segredo… Depois acontecem acidentes e as pessoas não sabem
           4.2.3 O Caso de Jaime: Deve haver cientistas assim, um pouco… fora do normal
           4.2.4 O Caso de Nídia: Não foi por querer que escrevi acerca de um cientista homem. Calhou… Geralmente, ouve-se isso
           4.2.5 O Caso de Ana Sofia: A ciência não é uma exclusividade dos cientistas, afecta toda a sociedade e, portanto, as pessoas têm que estar bem informadas para poderem fazer uma opção
     4.3 Análise Global dos Dados 165
           4.3.1 Concepções sobre a Natureza da Ciência e da Tecnologia
           4.3.2 Concepções sobre o Ensino e a Aprendizagem das Ciências
CAPÍTULO 5 203
Os professores e as controvérsias sociocientíficas
     5.1 Introdução 203
     5.2 O caso de Cristina 204
           5.2.1 Concepções sobre o Conhecimento Científico e Tecnológico
           5.2.2 Concepções sobre o Ensino das Ciências da Terra e da Vida
           5.2.3 Concepções sobre a Discussão de Assuntos Controversos na Sala de Aula
           5.2.4 Concepções sobre a Formação Contínua de Professores
           5.2.5 Prática de Sala de Aula
     5.3 O caso de Amélia 218
           5.3.1 Concepções sobre o Conhecimento Científico e Tecnológico
           5.3.2 Concepções sobre o Ensino das Ciências da Terra e da Vida
           5.3.3 Concepções sobre a Discussão de Assuntos Controversos na Sala de Aula
           5.3.4 Concepções sobre a Formação Contínua de Professores
           5.3.5 Prática de Sala de Aula
     5.4 O caso de Sónia 233
            5.4.1 Concepções sobre o Conhecimento Científico e Tecnológico
            5.4.2 Concepções sobre o Ensino das Ciências da Terra e da Vida
            5.4.3 Concepções sobre a Discussão de Assuntos Controversos na Sala de Aula
            5.4.4 Concepções sobre a Formação Contínua de Professores
            5.4.5 Prática de Sala de Aula
     5.5 O caso de Júlia 245
            5.5.1 Concepções sobre o Conhecimento Científico e Tecnológico
            5.5.2 Concepções sobre o Ensino das Ciências da Terra e da Vida
            5.5.3 Concepções sobre a Discussão de Assuntos Controversos na Sala de Aula
            5.5.4 Concepções sobre a Formação Contínua de Professores
            5.5.5 Prática de Sala de Aula
     5.6 O caso de Gabriela 258
            5.6.1 Concepções sobre o Conhecimento Científico e Tecnológico
            5.6.2 Concepções sobre o Ensino das Ciências da Terra e da Vida
            5.6.3 Concepções sobre a Discussão de Assuntos Controversos na Sala de Aula
            5.6.4 Concepções sobre a Formação Contínua de Professores
            5.6.5 Prática de Sala de Aula
     5.7 Síntese 270
CAPÍTULO 6 275
A acção de desenvolvimento profissional
     6.1 Introdução 275
     6.2 As opiniões das professoras participantes 277
           6.2.1 Aspectos Positivos
           6.2.2 Aspectos Negativos
           6.2.3 Repercussões na Actividade Profissional
     6.3 A Opinião do Avaliador Externo 285
     6.4 Potencialidades e Limitações da Acção 289
CAPÍTULO 7 297
Considerações finais e implicações educativas
     7.1 Considerações finais 297
           7.1.1 Concepções dos Alunos
           7.1.2 Concepções e Práticas dos Professores
           7.1.3 Desenvolvimento Pessoal e Profissional dos Professores
     7.2 Implicações 309
           7.2.1 Implicações para a Investigação sobre as Concepções dos Alunos acerca da Natureza da Ciência
           7.2.2 Implicações para o Ensino das Ciências nos Níveis Básico e Secundário
           7.2.3 Implicações para a Formação Inicial e Contínua de Professores
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 317
ANEXO 1 Questionário Q1 344
ANEXO 2 Questionário Q2 345
ANEXO 3 Guião da Entrevista EP1 346
ANEXO 4 Guião da entrevista EP2 348
ANEXO 5 Guião da entrevista EP3 348
ANEXO 6 Guião para a discussão dos enredos das histórias de ficção científica Durante a entrevista EA 349
ANEXO 7 Guião da entrevista EP4 349

Coleção e data de publicação

Ano de publicação: 2008
Colecção: Educação
Editora: Escolar Editora & CIEFCUL