Cadernos Sisífo 2 (Capa)

As Raízes Históricas dos Modelos Actuais de Educação de Pessoas Adultas

Autor
Florentino Sanz Fernández

Apresentação

Neste caderno publica-se, na sua versão integral, o texto que serviu de base à conferência proferida pelo Professor Florentino Sanz Fernández, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, em 2004, no âmbito de um ciclo de conferências, organizado com o apoio do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP). A realização desta conferência articulou-se com a colaboração docente do autor no programa de formação pós-graduada. A partir de uma perspectiva histórica, o texto apresenta-nos uma reflexão sistematizada e estimulante sobre a contribuição do campo da educação de adultos para pensar a acção educativa. Por outro lado, propõe-nos uma tipologia dos modelos actuais de educação de pessoas adultas.

Índice

INTRODUÇÃO7
O MODELO ALFABETIZADOR19
Do analfabetismo como situação normalizada ao analfabetismo como um mal e epidemia a erradicar19
A luta contra o analfabetismo ao longo da história21
Os efeitos deste processo alfabetizador nas pessoas adultas27
Um modelo que herda a cultura de mínimos28
Alfabetizar é aprender a ler no sentido do antigo recitare mais que no sentido do legere: um modelo de alfabetização receptiva31
Um modelo alfabetizador escolar que não consegue estimular os adultos para o uso social das letras33
A estratégia alfabetizadora aplicada às pessoas adultas não produziu os resultados esperados36
Em jeito de reflexão final sobre o modelo alfabetizador37
MODELO DIALÓGICO SOCIAL40
A leitura silenciosa como fenómeno revolucionário: uma componente do modelo dialógico social40
Distintos âmbitos da tradição popular como espaço de aprendizagem participativa45
O controlo da transmissão social de valores51
A evolução recente da cultura popular e dialógica52
A interactividade popular no modelo social e dialógico da educação de adultos: a tertúlia como plataforma educativa55
As características actuais do modelo social de educação de pessoas adultas59
MODELO ECONÓMICO PRODUTIVO
Alguns marcos políticos que incidem no odelo de formação produtiva65
A participação privada na protecção social como reflexo da política de mercado: da massificação dos serviços à sua mercantilização66
O significativo aumento da procura de formação por parte das pessoas adultas nas sociedades desenvolvidas67
A formação para o trabalho na Europa68
A importância da formação para o sector produtivo69
A dualização social no mercado de trabalho71
Algumas características do modelo produtivo da educação de pessoas adultas72
O público que participa é o sector da população adulta que mais sabe72
Os que prioritariamente participam na formação são os que mais têm74
Este modelo faz com que determinadas necessidades de formação sejam invisíveis75
A formação em competências e conhecimentos marginaliza a aquisição de sabedoria76
O modelo esquece as necessidades de formação básica de determinados sectores da população adulta com necessidades elementares79
Dualiza-se a formação num mundo cada vez mais globalizado80
As contribuições do modelo económico produtivo no momento actual83
Em jeito de conclusão final84
BIBLIOGRAFIA86

Coleção e data de publicação

Ano de publicação: 2006
Colecção: Cadernos Sísifo
Editora: Educa | Unidade de I&D de Ciências da Educação