Autora
Maria Margarida Afonso
É um livro destinado essencialmente aos professores do 1º ciclo, mas também aos formadores, de forma a aproximar e melhorar as relações, interligar dois mundos que, por vezes, parece estarem afastados. O mundo da formação e dos formadores, conotado frequentemente como um mundo teórico, distante da realidade e que preconiza e defende ideias e princípios impossíveis de colocar em prática. E o mundo das escolas e dos professores do 1º ciclo, de uma forma geral considerados como demasiado práticos, não valorizando devidamente a fundamentação teórica das suas práticas e os resultados de investigações relacionadas com o ensino e a aprendizagem das crianças.
É um livro que evita as dicotomias tais como teoria/prática, científico/pedagógico, aquisição/aplicação, que/como se aprende. É um livro que concretiza o que vai sendo discutido, com a apresentação de exemplos simples e aplicáveis , tendo sempre por base a implementação de um ensino e de uma aprendizagem científica rigorosos e conceptualmente exigentes. É um livro que procura exemplos diversificados de forma a dar uma ideia mais abrangente dos vários aspectos a contemplar na educação científica das crianças.
Num momento tão importante para a educação no nosso país, em que se pretende dar uma nova dimensão e uma maior valorização ao ensino das Ciências, particularmente ao nível do Ensino Básico, 1º ciclo, a formação de professores ganha uma importância acrescida. Melhorar a educação científica, integrada numa educação e num desenvolvimento globais da criança, só pode ser conseguida com a ajuda de professores bem formados, tanto científica como pedagógicamente.
Dada a importância que o professor assume no desenvolvimento das políticas educativas, a um nível geral, e das práticas pedagógicas conducentes a uma melhor aprendizagem dos alunos, a um nível mais específico, é a eles que o livro se dirige.
|
Ano de publicação: 2008
Colecção: Educação: Teoria e prática
Editora: Porto Editora & IEUL