Capa do E-Book "Do Portugal das luzes ao Portugal democrático. Atlas-Repertório dos Municípios na Educação"

DO PORTUGAL DAS LUZES AO PORTUGAL DEMOCRÁTICO: ATLAS-­REPERTÓRIO DOS MUNICÍPIOS NA EDUCAÇÃO

de Justino Magalhães

Do Portugal das Luzes ao Portugal Democrático: Atlas-Repertório dos Municípios na Educação resulta do projecto “Atlas-Repertório dos Municípios na Educação e na Cultura, em Portugal (1820-1986)”,com sede no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia [Referência PTDC/CPE-CED/116938/2010]. O projecto contou ainda com um apoio financeiro da Fundação Calouste Gulbenkian para publicação dos Inquéritos às Escolas de 1863 e de 1875. Este Atlas-Repertório tem por limite temporal 1750 e 1986. Contém uma introdução e uma teorização sobre o município como unidade histórica, cartográfica, pedagógica. O Atlas-Repertório é uma sequência de cinco quadros histórico-pedagógicos: 1º Pombalismo-Joanismo/ estatalização; 2º Vintismo, liberalismo, regeneração/ nacionalização; 3º O local como autarcia – município pedagógico/ republicanismo; 4º Estado Novo/ município corporativo; 5º Revolução Democrática e municipalismo na universalização da educação básica. Os municípios fizeram educação e tomaram a escola como meio de integração, desenvolvimento, modernização.

Este Atlas-Repertório congrega o labor de uma Equipa de Investigadores, vasta e interdisciplinar. Os cálculos, os mapas, as conclusões aqui publicados têm como suporte a Base de Dados Atlas-Repertório. Os mapas do 1º quadro e alguns do 2º foram gentilmente elaborados por uma Equipa de Investigadores do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa. Os restantes foram elaborados por uma Equipa de Investigadores do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, da Universidade de Lisboa. Aqui fica, uma vez mais, o agradecimento a todos os Investigadores. Fica também o reconhecimento à Fundação para a Ciência e a Tecnologia e à Fundação Calouste Gulbenkian que confiaram na justeza da ideia e na qualidade do trabalho. Por fim, um agradecimento ao Instituto de Educação da Universidade de Lisboa que criou condições logísticas e humanas para a realização do projecto, bem assim como para a publicação deste Atlas-Repertório.

Visualização em e-book

Após gravar o seguinte ficheiro deverá fazer o download de um e-book reader online (por exemplo Calibre, Adobe Digital Editions)