Capa do E-Book "Laicidade, Religiões e Educação na Europa do Sul no Século XX", de Joaquim Pintassilgo (Coord.)

LAICIDADE, RELIGIÕES E EDUCAÇÃO NA EUROPA DO SUL NO SÉCULO XX

Coord. de Joaquim Pintassilgo

A presente obra é mais um produto das atividades da rede SPICAE, que tem posto em relação investigadores pertencentes a universidades de países da Europa do Sul, no caso Espanha, França, Itália e Portugal. Este livro acolhe os textos decorrentes da pesquisa desenvolvida para o colóquio realizado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa entre 3 e 5 de maio de 2012 e centrado no tema Laicidade, religiões e educação na Europa do Sul no século XX. Trata-se de um tema com uma história rica e multifacetada, mas também de grande atualidade e, ainda hoje, passível de alguma polémica. Embora esta seja uma rede que congrega historiadores, não se procurou fugir nem à atualidade nem à polémica. A colocação deste tema em perspetiva histórica torna, no entanto, possível um certo distanciamento e uma maior lucidez.

Os artigos incluídos neste livro procuram, tendo como referência contextos nacionais diversos, refletir sobre um conjunto de questões que remetem para a presença da dimensão religiosa na vida escolar. Procurou-se, num primeiro momento, apresentar visões de conjunto sobre o processo de laicização da escola para, depois, se olhar com mais detalhe para temas como a evolução da “questão religiosa”, a concretização curricular, ao nível da escola pública, tanto da educação religiosa como da educação cívica e, finalmente, as realidades institucionais paralelas do ensino privado religioso e do ensino privado laico.

Visualização em e-book

Após gravar o seguinte ficheiro deverá fazer o download de um e-book reader online (por exemplo Calibre, Adobe Digital Editions)