Capa do livro "Emergência e Circulação do Conhecimento Psicopedagógico Moderno (1880-1960): Estudos Comparados Portugal - Brasil", de Jorge Ramos do Ó e Luís Miguel Carvalho

Emergência e Circulação do Conhecimento Psicopedagógico Moderno (1880-1960): Estudos Comparados Portugal – Brasil

Autores
Jorge Ramos do Ó
Luís Miguel Carvalho

Apresentação

Os dois estudos que compõem este volume sistematizam os resultados das actividades de investigação desenvolvidas no âmbito do projecto Modernidade Pedagógica: Estudos comparados Brasil – Portugal (1820-1960). Atentam na produção de modelos relacionados quer com soluções educativas e pedagógicas – enfatizando o trânsito internacional do conhecimento e os mecanismos sociais da sua circulação –, quer com o governo da população escolar, dando especial atenção aos processos discursivos que se referiram à identidade dos alunos e à necessidade da sua inspecção.

As investigações referem-se a um arco histórico assaz longo, que viu arrancar o projecto sócio-político de escolarização massiva e logo se caracterizou por uma unanimidade científico-social: o domínio da chamada psicopedagogia de base experimental, que teve como seu braço externo o chamado movimento da Educação Nova já nas primeiras décadas do século XX. O período tem como limite os anos 60, conjuntura esta caracterizada pela explosão escolar feita em consonância com a mesma lógica de modernização que fora postulada no início de Novecentos. Estamos assim perante uma articulação discursiva com fundas implicações sociais. Um mesmo modelo de escola e um mesmo regime existencial da responsabilidade, da autonomia e da satisfação pessoal do escolar passaram a circular também no espaço-tempo da lusofonia.

Índice

INTRODUÇÃO9
PARTE I – A «CRIANÇA PROBLEMA» E O SEU GOVERNO EM PORTUGAL E NO BRASIL (1880-1960): DISCURSOS E PRÁTICAS – Jorge Ramos do Ó15
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO 121
Vinculação teórica e implicações programáticas
CAPÍTULO 237
Variáveis estruturais do discurso psicopedagógico moderno
O processo histórico de afirmação das Ciências da Educação ou a possibilidade de conhecimento e governo individualizado da criança37
Império terapêutico e emergência da criança problema54
Os regimes de auto-governo do aluno71
CAPÍTULO 375
Práticas institucionais de enquadramento e governo da criança no Brasil e em Portugal entre 1880 e 1960
Uma rede de poderes de linguagem75
O tecido institucional brasileiro: da psicologia experimental à normalização terapêutica78
A institucionalização da Saúde Escolar em Portugal: sentidos e limites de uma nova dinâmica de governo dos escolares97
CONCLUSÃO143
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS147
PARTE II – SOBRE A CIRCULAÇÃO DO CONHECIMENTO EDUCACIONAL: TRÊS INCURSÕES – Luís Miguel Carvalho155
INTRODUÇÃO157
CAPÍTULO 1161
Um Breve Excurso pelos Cenários Teórico e Histórico dos Estudos
CAPÍTULO 2173
Notas para um Estudo da Circulação e Estruturação do Conhecimento Educacional na Imprensa de Educação e Ensino
Cultura mundial de educação e difusão isomórfica de modelos educacionais175
Da difusão de uma cultura mundial aos enlaces multidireccionais das ideias182
Perspectivando um estudo histórico-comparado de periódicos educacionais190
CAPÍTULO 3195
A Circulação do Esperanto Educacional: Comparando duas revistas de educação e ensino (1920-1935) – Luís Miguel Carvalho e Jaime Cordeiro
As Revistas, a formatação das práticas do professorado e o cotejo com o progresso198
Os referentes das revistas: potências políticas e as potências educacionais214
Da insuficiência da participação na língua portuguesa ao esperanto educacional223
CAPÍTULO 4237
Atribulações de um Estrangeiro Indígena: Sobre a circulação da “Ginástica de Ling” nas primeiras décadas do século XX
“Ginástica de Ling” – um estrangeiro indígena?244
Difusão e recepção activa: viagens de pessoas e textos246
Recepção e deslocamento (1): a conversão da Ginástica de Ling251
Recepção e deslocamento (2): a Ginástica de Ling recentrada na “modernidade ocidental”254
Ginástica de Ling no Brasil – variações locais sobre um tema258
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Coleção e data de publicação

Ano de publicação: 2009
Colecção: Ciências da Educação
Editora: Educa | Unidade de I&D de Ciências da Educação