Itinerários Investigar em Educação 2002

Itinerários Investigar em Educação 2002

Índice

1. Ensino das ciências e da matemática

A natureza de uma disciplina de didáctica: O caso específico da Didáctica das Ciências3
Maria ]esuína Fonseca
“The state of art” do ensino a distância em Portugal: as primeiros passos19
Henrique M. Gil, Maria H. Menezes
Reflective writing to learn Physics critically27
Maurícia Oliveira, Alice Rodrigues
A aula de matemática como espaço epistemológico forte35
Paulo A. J. Oliveira
Literacia matemática45
João Pedro da Ponte
Auto-avaliação regulada: Porquê, o quê e como?49
Leonor Santos
A investigação e os seus implícitos: Contributos para uma discussão53
Leonor Santos
Investigações matemáticas na aprendizagem do 2° cicio do ensino básico ao ensino superior61
Leonor Santos, Joana Brocardo, Manuela Pires, Ana Isabel Rosendo
Literacia e educação científica75
Maria Odete Valente
2. Educação e cultura
Teresa de Saldanha: Um projecto pedagógico inovador no século XIX, uma interrogação para o século XXI83
Helena Ribeiro de Castro
Caminhos da ‘instrução pública’ na 2ª metade do seculo XIX91
Ester Luísa R. Dias
A inspecção escolar – Entre o Estado Novo e a democracia101
Filomena Lume, Joaquim Pintassilgo
Proposições para uma deontologia da educação113
Agostinho Reis Monteiro
Construção histórica da noção de democratização do ensino. O contributo do pensamento pedagógico português119
Joaquim Pintassilgo
The construction of a professional deontology of Portuguese high school teachers133
Joaquim Pintassilgo
A profissão e a formação no discurso dos professores do ensino liceal português143
 Joaquim Pintassilgo
Leibniz and the encyclopaedic project155
Olga Pombo
A escrita da escolarização: Uma leitura do mundo escolar através da imprensa escrita165
Maria Manuel Vieira
Famílias e escola: Processos de construção da democratização escolar175
Maria Manuel Vieira
Integração e diferenciação numa escola para alguns: Géneros e classes sociais no ensino superior em Portugal193
Maria Manuel Vieira
3. Aprendizagem e desenvolvimento
Interacções sociais, desenvolvimento cognitivo e matemática205
Carolina Carvalho, Margarida César
Sharing ideas and statistics learning: The role of peer interactions in school context215
Carolina Carvalho, Margarida César
E depois do adeus? Reflexões a propósito de um follow up de duas turmas de um currículo em alternativa223
Margarida César
Peer interactions in Maths classes: A bridge between ideals and practices of inclusive schooling235
Margarida César
Todos diferentes, todas iguais!241
Margarida César, Ana Azeiteiro
Matemática para todos?: Contributos do projecto Interacção e Conhecimento para a escola inclusiva249
Margarida César, Rui Silva de Sousa
Evolution of the Portuguese special education system: A deaf child’s life in a regular school – is it possible to have hope?259
Sofia Freire, Margarida César
As galinhas também stressam!…273
Sónia Mendes, Rita Carmo, Margarida César
Actitudes hacia la autoridad institucional y conductas delictivas del adolescente en la escuela: El rol de la familia281
Gonzalo Musitu, Feliciano H. Veiga, Marisol Lila, Belén Martinez, Juan Herrero, Estefanía Estévez
As duas faces da lua: Uma outra visão da matemática291
Ana Oliveira, Lucí1ia Teles, Margarida César
Gostar ou não gostar de matemática: Eis a questão!…297
Catarina Rijo, Marta Loureiro, Margarida César
Oficina de projecto: Inovação ou reprodução?303
João Marques Silva, Margarida César
As palavras que nunca te direi…313
Lucí1ia Teles, Margarida César
Effects of a psychodynamic authority on indiscipline and violence in school319
Feliciano H. Veiga
Olhares da Psicologia da Educação sobre a indisciplina e a violência nas escolas325
Feliciano H. Veiga
Uma aventura fantástica: Contributos do trabalho em díade para o sucesso de uma actividade de investigação345
Cláudia Ventura, Neusa Branco, Ana Matos, Margarida César
4. Ensino superior, formação de professores, desenvolvimento profissional, organização escolar e liderança
Investigação colaborativa: Potencialidades e problemas355
Ana Maria Boavida, João Pedro da Ponte
Aprender a ensinar investigando363
Helena Fonseca
Abordagens construtivistas no ensino superior371
Joseph Conboy, Jesuína Fonseca, Paula Gama
Um olhar interdisciplinar na descoberta de um espaço profissional: Contributos para a formação do educador social379
Gracinda Hamido, Leonor Teixeira Mendes
Aprender a ensinar: Práticas de supervisão no estágio pedagógico389
Manuela Jacinto, Maria de Fátima Chorão Sanches
Formar professores de História em Património Industrial: Estratégias e recursos413
Alice Campos Martins, Maria Helena Salema
A formação de professores de História em Património Industrial: Notas para a construção de um percurso pedagógico interdisciplinar na base de temas em Cesário Verde, Fernando Pessoa e Eça de Queirós423
Alice Campos Martins, Maria Helena Salema, Adriano Pinto Coelho
Professores investigam as suas práticas – Um projecto sobre a comunicação matemática no 1° ciclo441
Luís Menezes, Arlete Silva, Filipe Santos, Maria João Trindade
Teachers and intercultural education based on ethnomathematics445
Maria Luísa Oliveras, Franco Favilli, Margarida César
Investigar a nossa própria prática453
João Pedro da Ponte
As TIC no início da escolaridade: Perspectivas para a formação inicial de professores467
João Pedro da Ponte
Comunidades virtuais no ensino, na aprendizagem e na formação473
João Pedro da Ponte, Hélia Oliveira
Development of pre-service mathematics teachers’ professional knowledge and identity in working with information and communication technology479
João Pedro da Ponte, Hélia Oliveira, José Manuel Varandas
A dimensão humana e espiritual na formação inicial de jovens professores493
Maria Helena Salema
Experiences of relations between theory and practice in teacher training501
Maria Helena Salema
Centralidade da cidadania no processo educativo e na formação de professores: Algumas questões críticas507
Maria de Fátima Chorão Sanches
Liderança dos professores: Praxis social e ética no contexto das comunidades de prática519
Maria de Fátima Chorão Sanches
A place and time for utopia: Teachers in school transformative action527
Maria de Fátima Chorão Sanches
Interacções organizacionais e institucionais no estagio pedagógico: Um estudo empírico541
Maria de Fátima Chorão Sanches, Rui Petrucci
A prática lectiva como actividade de resolução de problemas: Um estudo com três professoras do ensino secundário563
Leonor Santos, João Pedro da Ponte
Investigações matemáticas e profissionais na formação de professores579
Lurdes Serrazina, Isabel Vale, Helena Fonseca, Teresa Pimentel
História da formação de professores na Faculdade de Ciências de Lisboa e do Departamento de Educação589
Maria Odete Valente
A sociedade académica do futuro597
Maria Odete Valente

Coleção e data de publicação

Ano de publicação: 2003
Colecção: Itinerários Investigar em Educação
Editora: CIEFCUL