Itinerários Investigar em Educação 2007

Itinerários Investigar em Educação 2007

Apresentação

Itinerários – Investigar em Educação constitui uma colectânea dos artigos de investigação teórica e empírica produzidos no ano de 2007 pelos membros do Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e publicados no país e no estrangeiro. Esta colectânea proporciona uma perspectiva global sobre os interesses, a diversidade e as abordagens usadas na investigação realizada no Centro. Disponibiliza-se assim a todos os membros bem como a todos os investigadores interessados o trabalho dos seus pares, o que poderá facilitar um maior conhecimento recíproco e ajudar a criar novas oportunidades para intercâmbios, interligações e debates.

Todos os artigos contêm um resumo pormenorizado bem como uma indicação sobre local onde foi ou vai ser publicado. Os artigos estão organizados pelas grandes áreas de actividade do Centro, sendo também possível fazer a consulta por autor e por palavras-chave. A edição em CD-ROM resulta de critérios ecológicos e funcionais, facilitando a pesquisa e a portabilidade, ao mesmo tempo que permite a fácil impressão parcial ou total no formato habitual dos artigos de investigação.

A produção de urna colectânea desta natureza é um empreendimento laborioso que requer colaborações múltiplas e exige bastante dedicação, persistência e paciência. No entanto, trata-se de um trabalho que temos o maior empenho em prosseguir, na expectativa de que possa ter o mesmo excelente acolhimento das edições anteriores.

Índice

1. Ensino das Ciências
Contributos da interacção entre pares, em aulas de Ciências, para o desenvolvimento de competências de argumentação       1
Paulo Almeida, Margarida César
Estilos de liderança no trabalho colaborativo: Algumas perspectivas na construção do conhecimento em Ciência     23
Paulo Almeida, Margarida César
Investigações e práticas inclusivas no ensino das Ciências. Um estudo com alunos em risco de abandono escolar     36
Mónica Baptista, Carolina Carvalho, Sofia Freire, Ana Freire
Developing linguistic competences while teaching sound to 8th grade pupils     48
Mónica Baptista, Ana M. Freire
Potencialidades das investigações em aulas de Ciências Físico-Químicas. Um estudo com alunos do 8.º ano de escolaridade     56
Mónica Baptista, Ana M. Freire
Construção dialógica e interactiva do conhecimento por estudantes adultos, participantes numa comunidade de aprendizagem, em Educação Ambiental     61
Conceição Courela, Margarida César
Contributos de um currículo alternativo para a construção de um novo projecto de vida: Um estudo de caso     86
Conceição Courela, Margarida César
Environmental education and the curricular (co)construction: Contributions to the (re)construction of poorly literate adults’ life projects     96
Conceição Courela, Margarida César
Como os nossos alunos vêm o mundo? Um estudo de caso sobre as perspectivas dos alunos sobre as questões de sustentabilidade  106
Orlando Figueiredo, Margarida César
Práticas de pesquisa em Educação Ambiental em diferentes espaços institucionais  120
Cecília Galvão
Science curriculum in Portugal: From the development to the evaluation of students’ competences  130
Cecília Galvão, Pedro Reis, Ana Freire, Teresa Oliveira
Dificuldades evidenciadas por alunos no 9.º ano no estudo dos movimentos em Física  145
Maria Teresa Nunes, Ana Maria Freire
A importância da literacia em leitura na literacia científica  150
Maurícia Oliveira, Alice Rodrigues
A relação CTS incorporada a uma disciplina tradicional de pós-graduação  159
Jesuína Pacca, Alice Pierson, Maria Eduarda dos Santos
Os temas controversos na Educação Ambiental  171
Pedro Reis
Detecção e modificação de concepções alternativas sobre o mar em crianças do pré-escolar  180
Pedro Reis, Andreia Courinha, Tânia Martins
Reflecting on scientists’ activity based on science fiction stories written by secondary students  187
Pedro Reis, Cecília Galvão
Construção do conceito de cientista por crianças dos três aos seis anos de idade  201
Pedro Reis, Ana Marques, Marina Pereira
Critical thinking as a key-area to scientific literacy  208
Alice Rodrigues, Maurícia de Oliveira
Influência dos exames na recontextualização dos programas: Um estudo centrado na Biologia do ensino secundário  217
Ana Saldanha, Isabel P. Neves
As diferentes correntes epistemológicas e suas implicações para a pesquisa em Educação Ambiental  235
Maria Eduarda Vaz Moniz dos Santos
Escola inclusiva: Universo de novos saberes no ensino experimental das Ciências  251
Maria Albertina Silva, Margarida César
  
2. Ensino da Matemática
Desafios para o trabalho colaborativo nas aulas de Estatística  265
Carolina Carvalho
Revisitando o conceito de Probabilidade com um olhar da Psicologia  278
Carolina Carvalho, António José Fernandes
Por uma Matemática nova nas escolas secundárias: Perspectivas e orientações curriculares da Matemática Moderna  293
Henrique Manuel Guimarães
A divisão de números racionais: Um estudo de caso no 2.º ciclo  315
Cecília Monteiro, Hélia Pinto
The discourses and practices of social groups outside of school as developing student identities related to schooling and mathematics  329
Darlinda Moreira
Filling the gap between global and local mathematics  338
Darlinda Moreira
Antigos saberes de outras culturas: A educação intercultural em Matemática  347
Ana Isabel Oliveira, Margarida César
Investigations and explorations in the mathematics classroom  359
João Pedro da Ponte
A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática  219
João Pedro da Ponte, António Guerreiro, Helena Cunha, José Duarte, Helena Martinho, Cristina Martins, Luís Menezes, Hugo Menino, Hélia Pinto, Leonor Santos, José Manuel Varandas, Luciano Veia, Floriano Viseu
Proportion in school mathematics textbooks: A comparative study  400
João Pedro da Ponte, Sandra Marques
Orientações curriculares actuais para a Matemática em Portugal  409
Leonor Santos, Ana Paula Canavarro, Sílvia Machado
Eu não vejo como tu… Mas podemos falar de Matemática  426
Nuno Santos, Margarida César
Matemática a cores… Ou as cores da Matemática: Um microprojecto intercultural  436
Lucília Teles, Margarida César
Matemática com arte: A construção de identidades dialógicas através de microprojectos colaborativos  445
Lucília Teles, Margarida César
3. Educação, cultura, aprendizagem e desenvolvimento
“A Filosofia é doce como o chocolate”: O trabalho colaborativo na aula de Introdução à Filosofia  468
Carlos Badalo, Margarida César
Uncovering the voices of adult students from the evening classes: A case study  481
Carlos Badalo, Margarida César
O associativismo como estratégia educativa: Uma experiência do século XIX  491
Helena Ribeiro de Castro
Violência escolar e bullying em países europeus  503
Isabel Fonseca, Feliciano H. Veiga
Learning paths: A challenge for an inclusive education in Portugal  514
Ana Freire, Carolina Carvalho, Mário Azevedo, Sofia Freire, Teresa Oliveira
O processo de inclusão de alunos surdos no ensino regular: Um estudo de caso  523
Sofia Freire, Margarida César
e-Learning as a «magical» way to teach and learn in a modern world?!…  542
Henrique Teixeira Gil
A transição do e-learning para o m-learning: Uma nova aposta e um novo desafio para o contexto educativo?!…  549
Henrique Teixeira Gil
Desenvolvimento de competências sociais e redução da dependência em reclusos  555
Hugo Guerreiro, Joseph Conboy
Organização dos tempos de estudo em jovens alunos  572
Ana Cristina Melim, Feliciano H. Veiga
“Adoro! Odeio! Sei lá o que é…”: Representações sociais da disciplina de Filosofia  582
Joaquim Melro, Fernanda Barata, Margarida César
An e-learning system to help Erasmus students with language skills: The CMC project  594
Maria Helena Menezes
Globalización de la educación: Llave para la ciudadanía global  600
Agostinho Reis Monteiro
The right to ethical, civic and international education  616
Agostinho Reis Monteiro
 Fazer investigação usando uma abordagem metodológica mista  640
Ana Maria Morais, Isabel Pestana Neves
A teoria de Basil Bernstein: Alguns aspectos fundamentais  659
Ana Maria Morais, Isabel Pestana Neves
As práticas educativas do escutismo numa perspectiva comparada. O debate no campo pedagógico, em Portugal e no Brasil, nos anos 10 e 20 do séc. XX  682
Ana Clara B. Nery, Joaquim Pintassilgo
Do currículo, das interacções e da aprendizagem como construção identitária  696
Isolina Oliveira
Associativismo docente e construção da identidade profissional no contexto do Estado Novo. O exemplo do “Sindicato Nacional dos Professores” entre o final dos anos 50 e início dos anos 70  714
Joaquim Pintassilgo
O debate sobre a educação para a cidadania: O contributo do período revolucionário português  728
Joaquim Pintassilgo
The feminine asylums in the republican Portugal: The debate in the pedagogic field  739
Joaquim Pintassilgo
Reflexões histórias em torno do (eventual) sucesso da educação nova. O exemplo do Instituto Feminino de Educação e Trabalho (1911-1942)  750
Joaquim Pintassilgo
Por uma cidadania política activa e crítica: Representações de alunos do ensino básico e secundário  766
Maria de Fátima Chorão Sanches
Crianças em “risco”: Narrativas de escola  788
Maria de Fátima Chorão Sanches, Ivone Calado
Construindo a cidadania democrática: Valores emergentes no discurso político do período revolucionário (1974-1975)  797
Maria de Fátima Chorão Sanches, Aline Seiça
A gravidade da violência e da indisciplina escolar dos alunos percepcionada por pais e encarregados de educação  831
Fernando Santos, Feliciano H. Veiga
Cidadania e educação cidadã  839
Maria Eduarda Vaz Moniz dos Santos
A Educação no limiar do século XXI. Antecedentes históricos e horizontes de possibilidade  858
Maria Eduarda Vaz Moniz dos Santos
Power and control in the classroom. Understanding students’ disruptive behaviours  869
Preciosa Silva, Isabel P. Neves
Group work peer-assessment in an online environment  889
Luís Tinoca, Isolina Oliveira, Alda Pereira
O CD-ROM “Vamos fazer jornais escolares”: Um contributo para a inserção da literacia dos media e das TIC nos currículos  904
Vitor Tomé, Maria Helena Menezes, Guilhermina Miranda, Cristina Ponte
Investigação dos comportamentos escolares disruptivos: Duas escalas de avaliação  921
Feliciano H. Veiga
Primeiros elementos da adaptação portuguesa da Multidimensional Peer Victimization Scale  932
Feliciano H. Veiga
Uma “Escala de Representações dos Alunos acerca dos Comportamentos de Profissionalidade Docente” (ERA-CPD)  937
Feliciano H. Veiga, Virgílio Gonçalves, Hélia Moura, Júlia Antunes
Questionário de gestão do tempo académico dos alunos do ensino básico e secundário: Adaptação portuguesa do “Time Management Questionnaire”  949
Feliciano H. Veiga, Ana Cristina Melim
  
4. Formação de professores e organização escolar
Perspectivas de professores de Ciências Físico-Químicas do ensino básico sobre avaliação de competências  960
Marisa Correia, Ana M. Freire
Medos profissionais dos professores em contexto escolar  965
Luísa Fernandes, Feliciano H. Veiga
O uso de narrativas autobiográficas no desenvolvimento profissional de professores  973
Denise de Freitas, Cecília Galvão
Autonomia profissional dos professores  987
Teresa Guerra, Feliciano H. Veiga
Professional ethics in education: A theoretical and normative framework  997
Agostinho Reis Monteiro
Using ICT to support reflection in pre-service mathematics teacher education1010
João Pedro da Ponte, Paulo Oliveira, José Manuel Varandas, Hélia Oliveira, Helena Fonseca
Questionar para desenvolver competências: Um percurso de investigação-acção1019
Pedro Reis, Ana Sousa, Ana Germino
Elementos sócio-escolares do autoconceito profissional dos professores1029
Paula Roque, Feliciano H. Veiga
Liderança dos professores em contexto de comunidades de prática1038
Maria de Fátima Chorão Sanches
The project work and the collaboration on the initial teacher training1048
Leonor Santos, Alexandra Bento
Atitudes dos professores face a si-mesmo: Estudo confirmatório da “Escala de Avaliação do Autoconceito Profissional de Professores” (EAPP)1057
Feliciano H. Veiga, Virgílio Gonçalves

Coleção e data de publicação

Ano de publicação: 2008
Colecção: Itinerários Investigar em Educação
Editora: CIEFCUL