Cadernos Sisífo 1 (Capa)

Socialização Escolar e Profissional dos Jovens: Projectos, Estratégias e Representações

Autora
Natália Alves

Apresentação

Socialização escolar e profissional dos jovens: projectos, estratégias e representações apresenta os resultados de um questionário aplicado a alunos do 9º e 12º anos de escolaridade de escolas das Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto e da cidade de Portalegre. No quadro desta investigação, pretendeu-se obter o ponto de vista dos alunos sobre as novas formas de governo da educação assim como o seu grau de adesão às premissas dos sistemas discursivos que ‘decretam’ as capacidades e as disposições individuais, enquanto categorias que qualificam ou desqualificam os indivíduos para a participação nos diferentes domínios sociais, definindo o que um estudante, um cidadão e um trabalhador devem ser. A par destes aspectos, os jovens foram igualmente questionados sobre as aprendizagens formais e não formais que realizam, os métodos pedagógicos que facilitam o acto de aprender e os seus projectos educativos e profissionais.

Índice

INTRODUÇÃO7
1. CARACTERIZAÇÃO sÓCIO-DEMOGRÁFICA11
1.1. Idade11
1.2. Origem Social12
1.3.Origem Étnico-cultural15
1.4. Trajectória Escolar15
2. MITOS E NARRATIVAS EM TORNO DA EDUCAÇÃO25
2.1. Opiniões sobre a educação26
3. A CONSTRUÇÃO DOS SUJEITOS33
3.1. Relação ideológica com a educação34
3.2. Relação ideológica com o trabalho42
4. APRENDIZAGENS E MÉTODOS PEDAGÓGICOS53
4.1. Aprendizagens dentro e fora da escola54
4.2. Métodos pedagógicos57
4.3. Estratégias de inclusão e de exclusão61
5. O FUTURO: PREOCUPAÇÕES E PROJECTOS64
5.1. Preocupações relativamente ao futuro64
5.2. Projectos escolares66
5.3. Projectos profissionais69
CONCLUSÃO74
BIBLIOGRAFIA76
ANEXO METODOLÓGICO80

Coleção e data de publicação

Ano de publicação: 2006
Colecção: Cadernos Sísifo
Editora: Educa | Unidade de I&D de Ciências da Educação