O programa Erasmus+ apoia atividades de educação, formação, juventude e desporto em todos os setores da aprendizagem ao longo da vida, incluindo o Ensino Superior, Formação Profissional, Educação de Adultos, Ensino Escolar, Atividades para jovens e formação no âmbito do Desporto amador.
Foi criado com base na iniciativa Erasmus, conhecida pelas oportunidades que oferece aos estudantes universitários e ao pessoal docente do ensino superior, em termos de mobilidade para fins de aprendizagem, estágio ou formação.
Para obter mais informações, consulte o sítio da Agência Nacional Erasmus+.
O Programa Almeida Garrett, criado por iniciativa do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), tem como objetivo promover a qualidade e reforçar a dimensão nacional do Ensino Superior.
No quadro da mobilidade de estudantes, o Programa Almeida Garrett oferece a possibilidade de efetuar um período de estudos, com pleno reconhecimento académico, numa universidade pública portuguesa.
O Instituto de Educação mantém diversos protocolos de intercâmbio com universidades de outros países, especialmente da América Latina, que permitem mobilidade de alunos, docentes e não docentes.