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2.ª fase de candidaturas aos Cursos de Pós-Graduação até 10 de setembro

2.ª fase de Candidaturas aos Cursos de Mestrado em Ensino até 31 de agosto

Candidaturas aos Cursos de Mestrado em Ensino

  • Resultados da prova de português
  • Marcação de entrevistas
Progressão na carreira (Reconhecimento dos ciclos de estudos conducentes aos graus de Mestre e Doutor do Instituto de Educação)

Oferta Formativa 2022/2023

Os ciclos de estudos conducentes aos graus de Mestre e Doutor em Educação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, nas suas diferentes áreas de especialização, são reconhecidos para efeitos de contagem de tempo para progressão na carreira nos termos da Portaria n.º 344/2008, de 30 de abril, que regulamenta o processo de reconhecimento dos ciclos de estudos conducentes aos graus de mestre e doutor e dos próprios graus académicos obtidos por docentes profissionalizados, integrados na carreira, em domínio diretamente relacionado com a área científica que lecionem ou em Ciências da Educação, e conforme tabela atualizada a 13 de abril de 2016, disponível na página da Internet da DGAE (páginas 73 a 75).
A presente informação não dispensa a leitura da legislação em vigor.
Ligação para a publicação oficial, em Diário da República, da Portaria n.º 344/2008, de 30 de abril, consultável aqui.

Doutoramentos

Doutoramento em Educação

O Doutoramento em Educação combina o conhecimento aprofundado e atualizado na área científica com formação teórica e metodológica rigorosa de modo a promover o desenvolvimento de investigação original e com impacto transformador. A formação avançada contribui para a resolução de problemas críticos nas áreas da investigação e da inovação em vários contextos de prática educativa.

Administração e Política Educacional

Didática das Ciências 

Didática da Matemática

Formação de Adultos

Formação de Professores e Supervisão

História de Educação

Psicologia da Educação

TIC na Educação

Doutoramentos conjuntos

Doutoramento em Educação Inclusiva:
O Doutoramento em Educação Inclusiva é uma iniciativa pioneira nos contextos nacional e europeu e resulta da colaboração entre o Instituto de Educação e a Faculdade de Motricidade Humana, da Universidade de Lisboa. Visa desenvolver conhecimento sobre práticas de inclusão em educação, com incidência em grupos em situações de vulnerabilidade (física, cognitiva, sensorial, emocional, académica, económica, social, cultural), bem como sobre práticas de formação inicial, contínua, ou especializada, de profissionais para o desenvolvimento e a inovação na Educação Inclusiva.

Doutoramento em Educação Inclusiva

 

Doutoramento em Educação Artística:
O Doutoramento em Educação Artística é um doutoramento conjunto entre a Universidade do Porto e a Universidade de Lisboa, através das suas Faculdade de Belas Artes e Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Faculdade de Belas Artes e Instituto de Educação da Universidade da de Lisboa.

Doutoramento em Educação Artística

Mestrados

Mestrado em Educação e Formação

Mestrado em Educação e Formação visa a preparação de profissionais capazes de atuar nas várias modalidades de educação e formação, através de uma formação especializada, aplicada e adequada a contextos de trabalho diversificados e em mudança.

O mestrado destina-se a aprofundar os conhecimentos adquiridos e as competências desenvolvidas na graduação – em licenciaturas da área da Educação e da Formação ou de outras áreas das Ciências Sociais e das Humanidades -, preparando os mestrandos para intervirem no sistema educativo, em empresas, em serviços de formação profissional, em organizações de âmbito cultural, social, assistencial, económico, de justiça e saúde, entre outras.

O 1.º ano é de natureza presencial. O 2.º ano pode ser realizado através de uma das seguintes modalidades de formação: estágio de natureza profissional (preferencialmente destinado a mestrandos sem experiência profissional), trabalho de projeto de intervenção profissional (adequado a profissionais em exercício) e dissertação de natureza científica.

 Organização e Gestão da Educação e da Formação

Desenvolvimento Social e Cultural

E-learning e Formação a Distância 

Mestrado em Educação

O Mestrado em Educação destina-se a profissionais de educação em exercício, oferecendo-lhes uma formação especializada aplicada, orientada para o seu desenvolvimento profissional. A formação visa o aperfeiçoamento da prática profissional e a capacitação para uma intervenção fundamentada e adequada a contextos de trabalho diversificados e em mudança. Para isso, a formação combina o conhecimento atualizado sobre educação, a reflexão sistematizada sobre os contextos profissionais e a iniciação à investigação educacional.

Este ciclo de estudos é reconhecido, nas suas diferentes áreas de especialização, para efeitos de contagem de tempo para progressão na carreira docente em Portugal (nos termos Portaria n.º 344/2008, de 30 de abril).
A presente informação não dispensa a leitura da legislação em vigor e sugere-se a consulta da página da DGAE.

O 1.º ano é de natureza presencial. O 2.º ano compreende a elaboração de uma dissertação de natureza científica ou de um trabalho de projeto, originais e especialmente realizados para este fim.

Administração Educacional

Inovação em Educação

 Educação e Tecnologias Digitais

Mestrado em Resiliência em Educação

O objetivo geral do programa do Mestrado em Resiliência em Educação é contribuir para a criação de ambientes de aprendizagem que promovam a resiliência e as competências socioemocionais, através da formação de profissionais ligados a contextos educativos, com particular atenção para contextos educativos e alunos em situação de maior vulnerabilidade, fornecendo ferramentas, recursos e contextos de aprendizagem que facilitem a sua aprendizagem académica, social e emocional e consequentemente a inclusão social e cidadania ativa. Este Ciclo de Estudos (CE) inclui um conjunto de unidades curriculares que visam desenvolver competências nos profissionais para melhor responder e abordar as necessidades socioemocionais dos alunos, com especial atenção para os que estão em risco, nomeadamente aqueles oriundos de comunidades étnicas, linguísticas e migrantes, em situação de maior desvantagem socioeconómica e alunos com dificuldades de aprendizagem e/ou necessidades educativas específicas de saúde.

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Mestrado em Cultura Científica e Divulgação das Ciências

O curso de Mestrado em Cultura Científica e Divulgação das Ciências surge num contexto de colaboração de várias escolas da Universidade de Lisboa, tirando partido do conhecimento multidisciplinar nelas produzido. A participação das diferentes escolas e museus representa uma oportunidade de criação de sinergias de áreas diversas do conhecimento, conferindo a este mestrado um inegável potencial de qualidade.

Com este curso de mestrado pretende-se formar profissionais para o desenvolvimento de estratégias de promoção da cultura científica dos cidadãos, pelo que a perspetiva da comunicação e da divulgação acompanhará todas as componentes do curso, assumindo graus de profundidade e abrangência diferenciados.

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Mestrados em Ensino

Os diversos cursos de Mestrado em Ensino da Universidade de Lisboa constituem um elemento importante da oferta formativa da Universidade de Lisboa no campo da formação de professores, uma vez que visam a aquisição de habilitação profissional para a docência. Assim, estes cursos procuram assegurar que o estudante adquira uma formação apropriada para o exercício da profissão docente, envolvendo o aprofundamento dos seus conhecimentos na área da docência e da sua didática e de natureza educacional geral, e o desenvolvimento da sua capacidade de os pôr em prática em situações educativas.
No geral, são cursos com responsabilidades repartidas por duas escolas da Universidade de Lisboa.

Abertura da fase de candidaturas: 3 de maio

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Mestrados em Ensino

Os diversos cursos de Mestrado em Ensino da Universidade de Lisboa constituem um elemento importante da oferta formativa da Universidade de Lisboa no campo da formação de professores, uma vez que visam a aquisição de habilitação profissional para a docência. Assim, estes cursos procuram assegurar que o estudante adquira uma formação apropriada para o exercício da profissão docente, envolvendo o aprofundamento dos seus conhecimentos na área da docência e da sua didática e de natureza educacional geral, e o desenvolvimento da sua capacidade de os pôr em prática em situações educativas.
No geral, são cursos com responsabilidades repartidas por duas escolas da Universidade de Lisboa.

Abertura da fase de candidaturas: 3 de maio

Mestrado em Ensino de Artes Visuais 

Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia

Mestrado em Ensino de Economia e Contabilidade

Mestrado em Ensino de Física e de Química

Mestrado em Ensino da Geografia

Mestrado em Ensino da História

Mestrado em Ensino da Informática

Mestrado em Ensino de Matemática

Cursos de Especialização

Pedagogia do Ensino Superior

A Pós-Graduação em Pedagogia do Ensino Superior é parte integrante das estratégias da Universidade de Lisboa, através do seu Instituto de Educação, no sentido de ampliar e desenvolver o ensino e a qualidade da aprendizagem, bem como de apoiar o desenvolvimento profissional dos docentes.

Num contexto de grandes transformações no ensino superior, a Pós-Graduação em Pedagogia do Ensino Superior constitui uma resposta a grandes desafios que as suas instituições e seus docentes têm hoje pela frente, que resultam em larga medida: do afluxo em grande número de estudantes à graduação e pós-graduação, provenientes de trajetórias escolares muito diversificadas; da crescente demanda pela integração de novas tecnologias e da circulação dos alunos em vários ambientes de aprendizagem; do trânsito e da velocidade com que os saberes se cruzam e se consolidam.

A Pós-Graduação é, assim, concebida para os professores do ensino superior ou para aqueles que o desejem vir a ser, recebendo candidatos provenientes de todas as áreas científicas.

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Cursos Pós-Graduados Impulso Adultos (PRR)

Educação STEAM

O curso Educação STEAM tem por objetivos desenvolver competências na criação de cenários de aprendizagem STEAM, em contexto de processos formativos inovadores, e promover a utilização generalizada de recursos educativos STEAM nos ensinos básico, secundário e profissional, e nos demais contextos de ensino (e.g., museus de ciência, escolas ciência viva), designadamente através do desenvolvimento de protótipos STEAM.

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Literacia Digital na Educação e Formação de Adultos

O curso Literacia Digital na Educação e Formação de Adultos destina-se aos profissionais que compõem as equipas técnico pedagógicas responsáveis pela educação e formação de adultos (gestores e coordenadores de educação e formação de adultos, formadores e mediadores), e tem por objetivos o desenvolvimento de competências na utilização de tecnologias, meios e recursos digitais no âmbito da sua atividade profissional e pedagógica, em contexto de processos formativos inovadores e tendentes à capacitação dos adultos para a sua autoformação.

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Robótica e Tecnologias Emergentes no Ensino Básico

O curso Robótica e Tecnologias Emergentes no Ensino Básico procura responder às necessidades atuais e futuras de formação de professores e educadores na área da utilização das tecnologias digitais emergentes (Realidade Virtual, Aumentada e Mista, Inteligência Artificial, Internet das Coisas) e da Robótica Educativa no ensino básico e secundário.

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