destaque

Events Schedule

logo
Home | e-Books | Monumenta Historica – o Ensino e a Companhia de Jesus

Monumenta Historica – o Ensino e a Companhia de Jesus

de Teresa Maria Rodrigues da Fonseca Rosa

Nova página 1

 A história dos Jesuítas é transversal aos Estados Modernos e indissociável da hegemonia cultural do Ocidente. A Companhia de Jesus expandiu-se pelas missões e conservou-se pela instituição educativa, tendo na cultura escrita difundida, mediada e formalizada pela escola, um meio de desenvolvimento e normalização. O núcleo fundante do Jesuitismo residiu na conciliação entre os Exercícios Espirituais, as Constituições da Companhia e o Ratio Studiorum. Aos três elementos escritos, a Companhia de Jesus acrescentou a escrita autográfica e epistolar. Cultivada por Inácio de Loiola que deixou mais de 7.000 cartas, a epistolografia foi uma das principais manifestações da Ars Scribendi.

Na análise do conjunto de documentos que constitui este Volume I da Monumenta Historica (1540-1580), encontramos três grandes categorias de escrita na documentação da primeira fase do Jesuitismo. Há uma escrita educativa constituída pelos Exercícios Espirituais e pelas Experiências probatórias, onde a tónica reside na conversão, na edificação e na transformação do indivíduo. Há uma escrita pedagógica – uma parte das Constituições e o Ratio Studiorum. Há uma escrita didática formada pelos compêndios, pelas normas de ensinar e de examinar, pelas diversidade e complementaridade de exercícios, modalidades de apresentação dos conhecimentos, modos de leitura e de escrita, escrituração de presenças, premiações, aconselhamentos.

A Monumenta Historica, prefaciada por Justino Magalhães, de que agora se publica o Volume I, é uma recolha sistemática e, dentro do possível, exaustiva da documentação dos Jesuítas da Província Portuguesa. Inclui os aspetos gerais nos planos educativo, pedagógico, didático, incidindo fundamentalmente em relatórios e visitas. São documentos conservados em Arquivos nacionais e no Archivum Romanum Societatis Jesu. Foram considerados e transcritos apenas os documentos referentes a este período. Alguns textos, embora com data posterior, ficaram incluídos nesta obra por se tratar de traslados de documentos referentes a esta época.

Este volume da Monumenta Historica é composto por 42 documentos. O primeiro data de 1539 e o último é um Inventário de autores de obras escritas por Jesuítas. É um inventário geral que contém dados para os séculos XVI e XVII, mas também alguma informação sobre o século XVIII.
No ordenamento cronológico, este Volume I é relativo aos reinados de D. João III, D. Sebastião (incluindo as regências de sua avó, D. Catarina, e do seu tio-avô, o cardeal D. Henrique) e ao reinado do cardeal-rei D. Henrique, falecido em 1580. Inclui ainda o período conturbado da subida ao poder de D. Felipe I, após o triunfo sobre D. António, Prior do Crato, na batalha de Alcântara.
 

Visualização em e-book

Após gravar o seguinte ficheiro deverá fazer o download de um e-book reader online (por exemplo Calibre, Adobe Digital Editions)

pdf

pdf duplo

epub

Facebook Twitter Canal do You Tube IE Instagram IE Sricbd IE +