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EdUSchool – Melhorar a Formação de Professores na Europa através de University Schools

Investigador responsável - Nacional

Luís Tinoca

Equipa

Pedro Reis

Mónica Baptista

Dulce Chagas

Teresa Nunes

Catarina Sobral

Tiago Tempera

Resumo

O projecto EdUSchool (Melhorar a Formação de Professores na Europa através de University Schools) é financiado pelo programa Erasmus+ e tem como objetivo desenvolver um entendimento partilhado a nível europeu relativamente às parcerias escola-universidade e dos seus conceitos para todos os parceiros envolvidos. Desta forma, pretende-se fazer uma contribuição significativa para o sistema de formação de professores europeu. A profissionalização da formação de professores é um fenómeno amplamente discutido por todo a Europa, particularmente no que diz respeito às relações entre teoria e prática. A principal intencionalidade tem sido fornecer as estudantes, futuros professores, com competências práticas e conhecimento aplicável durante a sua formação inicial, o que tem contribuído para uma tendência atual de valorização da prática profissional na formação inicial de professores. Desta forma, a cooperação entre escolas, universidades e outros parceiros (administração local, ministérios, organizações profissionais) torna-se particularmente importante. Neste campo, um conceito inovador é a organização de “university schools” (escolas universitárias) semelhantes à ideia de hospitais universitários, onde se espera que ensinar e investigar desenvolvam uma combinação produtiva. A intenção das “university schools” é desenvolver uma aliança estratégica com a universidade para a educação dos futuros professores em programas de formação inicial e colaborar em processos de investigação e desenvolvimento institucional. Mais detalhadamente, os objectivos do projecto EdUSchool são:

  • Estabelecer um entendimento europeu sobre “university schools” como um estímulo importante para o futuro da formação de professores na Europa;
  • Identificar factores de sucesso para a implementação de “university schools” relevantes para os diversos parceiros estratégicos (organizações não governamentais);
  • Identificar boas práticas relativas a “university schools” na Europa de forma a produzir um handbook digital com orientações para formadores de professores e professores em “university schools”;
  • Desenvolvimento de um módulo educacional para professores em “university schools”.
Período de desenvolvimento

1 de Dezembro de 2018 a 31 de Dezembro de 2021

Fonte de financiamento

Erasmus +

Referência do projeto

2018-1-DE01-KA203-004221