REASON – Raciocínio Matemático e Formação de Professores
João Pedro da Ponte
Ana Henriques
Catarina Delgado
Fátima Mendes
Hélia Oliveira
Henrique Guimarães
Joana Brocardo
Joana Cabral
Joana Mata-Pereira
Leonor Santos
Lina Brunheira
Lurdes Serrazina
Margarida Rodrigues
Marisa Quaresma
Para ter sucesso em Matemática, os alunos devem ser capazes de raciocinar matematicamente com fluência. Para os levar a desenvolver esta capacidade, os professores precisam de compreender a natureza do raciocínio matemático e de serem capazes de usar estratégias de ensino apropriadas. Para isso, devem proporcionar aos alunos a oportunidade de trabalhar em tarefas matemáticas que exigem raciocínio e, ao mesmo tempo, estimulam o seu desenvolvimento, bem como a reflexão sobre os raciocínios realizados. No entanto, na maioria das salas de aula, os processos de raciocínio matemático não são tratados de forma explícita. Daqui resulta a necessidade de um trabalho de formação que ajude os professores a desenvolver o conhecimento e a capacidade de promover o raciocínio matemático dos seus alunos. Assim, o objetivo deste projeto é estudar o conhecimento matemático e didático que os professores precisam para conduzir uma prática que promova o raciocínio matemático dos alunos e estudar formas de apoiar o seu desenvolvimento em professores e futuros professores dos ensinos básico e secundário.
A conceção e implementação de estratégias de ensino para promover o raciocínio matemático dos alunos é uma tarefa complexa para os professores, que exige conhecimentos específicos dos temas e processos matemáticos. Investigações anteriores realizadas em diversos países bem como pelos membros da equipa do projeto forneceram resultados sobre aspetos-chave do raciocínio matemático dos alunos em temas como números, álgebra e geometria. Com base neste conhecimento, o projeto irá preparar e realizar quatro experiências de formação seguindo uma abordagem de Investigação Baseada em Design. Uma experiência envolverá professores dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico (anos de escolaridade 1-4 e 5-6) e outra professores do 3.º ciclo e ensino secundário (anos de escolaridade 7-9 e 10-12). Uma terceira experiência de formação será realizada com futuros professores dos 1.º e 2.º ciclos e uma quarta experiência com futuros professores do 3.º ciclo e ensino secundário. Tendo por base os materiais produzidos para as experiências de formação e os dados gerados por estas experiências, o projeto irá produzir quatro livros para formadores de professores e professores de Matemática para organizarem ambientes de aprendizagem que suportem o desenvolvimento do raciocínio matemático dos alunos. O projeto divulgará os seus resultados a professores que ensinam Matemática em todos os níveis de ensino, a formadores de professores e também ao público em geral.
01/03/2019 – 28/02/2023
FCT (Projeto de IC&DT – AAC n.º 02/SAICT/2017 – 028022)
Brunheira, L., & Ponte, J. P. (2018). Desenvolvendo o raciocínio espacial na formação inicial de professores dos primeiros anos.Zetetiké, 26(3), 464-485.
Mata-Pereira, J., & Ponte, J. P. (2018). Teacher’s actions to promote students’ justifications. Acta Scientiae, 20(3), 487-505.
Mata-Pereira, J., & Ponte, J. P. (2018). Promover o raciocínio matemático dos alunos: uma investigação baseada em design. BOLEMA, 32(62), 781-801.
Morais, C., Serrazina, L., & Ponte, J. P. (2018). Mathematical reasoning fostered by (fostering) transformations of rational number representations. Acta Scientiae, 20(4), 552-570.