Uma Avaliação dos Processos de Aprendizagem, Ensino e Avaliação Numa Escola Superior de Enfermagem

Investigador responsável

Domingos Fernandes

Resumo

Problema
O problema central deste Estudo de Avaliação decorre da necessidade sentida por uma instituição do ensino superior da enfermagem em compreender relações existentes entre uma variedade de elementos que interferem no desenvolvimento das aprendizagens dos alunos. Entre outros, poderão ser considerados: a) práticas de ensino e avaliação de professores; b) sistemas de concepções de professores acerca do ensino, da avaliação e da aprendizagem; c) sistemas de concepções de alunos acerca do ensino, da avaliação e da aprendizagem; d) natureza das tarefas de avaliação utilizadas nas salas de aula; e) frequência, distribuição e natureza do feedback utilizado; e f) participação dos alunos nos processos de ensino, avaliação e aprendizagem.

Principais Questões Orientadoras do Estudo
• Como é que os professores organizam o ensino e avaliação? Que referentes utilizam? O que valorizam mais? O que valorizam menos?
• Como se poderá caracterizar a natureza, a frequência e a distribuição do feedback?
• Como se poderá avaliar a participação dos alunos nos processos de aprendizagem, avaliação e ensino?
• Como se poderão caracterizar e avaliar os ambientes de ensino, aprendizagem e avaliação das unidades curriculares, incluindo os ensinos clínicos, das diferentes unidades científico-pedagógicas? Que tarefas são utilizadas? Que relação existe entre alunos e professores? Que estilos pedagógicos parecem prevalecer?
• De que formas é que os diferentes intervenientes “lidam” com diferentes modalidades de avaliação (e.g., avaliação formativa, avaliação sumativa)?
• Como são utilizados, pelos professores e pelos alunos, os resultados das avaliações?

Método
O estudo combina a descrição, tão exaustiva quanto possível, com a análise e a interpretação. Para tal, os principais intervenientes participam tão ativamente quanto possível, desde o início do processo de avaliação, nos diferentes procedimentos a utilizar para recolher a informação considerada relevante, tais como:

• Reuniões com Grupos Focados (Focus Groups) numa variedade de questões de interesse (e.g., percepções quanto à qualidade do ensino; caracterização da “aula típica”, da “avaliação típica”, do “ensino típico” e das “aprendizagens típicas”).
• Observações de aulas.
• Entrevistas a alunos, professores, enfermeiros tutores e membros dos diferentes órgãos da instituição.
• Entrevistas a outros stakeholders (e.g., ex-alunos, responsáveis por instituições profissionais de enfermagem)
• Análise Documental (e.g., documentos orientadores da vida pedagógica e científica da instituição; planos de actividades)
• Questionários a administrar a alunos e professores.

Fonte de Financiamento

Escola Superior de Enfermagem de Coimbra