Logotipo do Projeto WeAct

Promoting Collective Activism on Socio-Scientific Issues – WeAct

Investigador responsável

Pedro Rocha dos Reis

Equipa

Ana Paula Calixto

Ângela Parro

Cláudia Fernandes

Elisabete Linhares

Fernando Albuquerque Costa

Isolina Oliveira

José Fanica

Luís Tinoca

Margarida Oliveira

Maria Conceição Courela

Maria João Fonseca

Maria Sítima

Marta Espírito Santo

Mónica Baptista

Nuno Albano

Patrícia Azinhaga

Relíquia D’Abreu

Sandra Costa

Rita Marques

Teresa Hilário

Resumo

Este projeto de investigação pretende construir conhecimento sobre o recurso ao ativismo colectivo na resolução democrática de problemas no contexto do ensino das ciências. A gravidade das controvérsias sócio-científicas que afectam a nossa sociedade exige uma cidadania informada e capacitada para agir sobre essas questões (Gray et al, 2009). A ação comunitária fundamentada é considerada, frequentemente, um dos principais aspectos da literacia científica e uma forma de capacitar os alunos como críticos e produtores de conhecimento, em vez de colocá-los no papel de consumidores de conhecimento como o sistema educativo muitas vezes parece fazer.

O objetivo principal deste projeto é o desenvolvimento, a implementação e o estudo de materiais, metodologias e abordagens que apoiem professores e alunos na realização de ações informadas e negociadas sobre questões sociocientíficas (QSC). Pretendem-se identificar os fatores que influenciam positiva e negativamente o envolvimento neste tipo de ações e construir conhecimento sobre os processos de intervenção mais adequados ao apetrechamento dos professores com a confiança, a motivação e os conhecimentos necessários à estimulação dessas ações informadas.

O projeto envolve componentes de desenvolvimento, ação e investigação e combina três aspectos distintos: a) a discussão de QSC (a promoção de uma aprendizagem ativa baseada na investigação de situações reais);b) a estimulação da participação dos alunos na ações coletivas de resolução democrática de problemas; e c) a estimulação dos dois aspectos anteriores através de iniciativas envolvendo arte (p. ex., dramatizações, cartoons, banda-desenhada e cartazes) e do recurso a ferramentas da Web 2.0 (p. ex., para a produção e disseminação de podcasts, vodcasts, fóruns de discussão, blogs, banda-desenhada, cartazes e folhetos).

Dadas as características e os objetivos do estudo, optou-se por uma metodologia de investigação-ação que pretende, entre outros aspectos: a) estimular a vontade de agir, inovar e mudar; b) resolver problemas em contextos escolares; e c) desenvolver conhecimento.

Um grande desafio (e novidade) deste projeto será a promoção de processos de intervenção social e ativismo nas aulas dos diferentes níveis de educação, do Ensino Básico ao Universitário. Assim, a equipa do projeto integra participantes de diferentes instituições (escolas básicas, escolas secundárias, institutos politécnicos, universidades, centros de pesquisa em educação, centros de pesquisa em ciência) unidos pelo interesse comum em QSC e sócio-ambientais. Todos eles serão participantes ativos do projeto.

Período de desenvolvimento

2013 – Atualidade

Fonte de financiamento

Bolsa do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD).

Produtos

Chowdhury, T., Holbrook, J., Reis, P. et al. (2022). Bangladeshi Science Teachers’ Perceived Importance and Perceived Current Practices in Promoting Science Education Through a Context-Based, Socio-scientific Framework. Science & Education, 31, 487-523. https://link.springer.com/article/10.1007/s11191-021-00236-9

García Bermúdez, S., Reis, P., & Vásquez Bernal, B. (2022). Facebook como herramienta para promover el activismo ambiental en las clases de ciencias. Enseñanza de las Ciencias, 40(3), 1-20. https://doi.org/10.5565/rev/ensciencias.2935

Kowasch, M., Cruz, J., Reis, P., Gericke, N., & Kicker, K. (2021). Climate Youth Activism Initiatives: Motivations and Aims, and the Potential to Integrate Climate Activism into ESD and Transformative Learning. Sustainability, 13, 11581. https://doi.org/10.3390/su132111581

Cebrián-Robles, D., España-Ramos, E., & Reis, P. (2021). Introducing preservice primary teachers to socioscientific activism through the analysis and discussion of videos. International Journal of Science Education, 43(15), 2457-2478. https://doi.org/10.1080/09500693.2021.1969060

Reis, P. (2021). Cidadania Ambiental e ativismo juvenil. ENCITEC – Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, 11(2), 5-24. http://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/433

Reis, P. (2021). Desafios à Educação em Ciências em Tempos Conturbados [Challenges to Science Education in Troubled Times].Ciência & Educação (Bauru), 27, e21000. https://dx.doi.org/10.1590/1516-731320210000 [http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v27/en_1516-7313-ciedu-27-e21000.pdf)]

Krupczak, C., Aires, J. A., & Reis, P. (2020). Controvérsias sociocientíficas: análise comparativa entre Brasil e Portugal. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, 16(35), 89-105. https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/8584

Aires, J. A., & Reis, P. (2020). Controvérsias sociocientíficas em pesquisas desenvolvidas em Portugal: um estudo sobre as potencialidades e limites na promoção da reflexão sobre natureza da ciência. Revista Debates em Ensino de Química, 6(2), 291-310. https://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/3692

Linhares, E., & Reis, P. (2020). Initiatives d´activisme en formation initiale de professeurs : préparer à l´action et à la transformation. Recherches en Didactique des Sciences et des Technologies, 21, 193-211. https://journals.openedition.org/rdst/3208

Bernardo, J. R. R., & Reis, P. (2020). A formação de professores de ciências e os desafios da prática em questões sociocientíficas. Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, 9(1), 1-12. https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3819

Watanabe, G., & Reis, P. (2019). Controvérsias sócio-científicas e relações de poder: desafios de sua inserção segundo futuros professores de ciências. Linhas Críticas, 24, 472-496. doi:10.26512/lc.v24i0.19717 Recuperado de https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/37158/1/Controvérsias%20sócio-cient%C3%ADficas%20e%20relações%20de%20poder.pdf

Linhares, E., & Reis, P. (2019). Capacitação de Futuros Professores para a Ação Sociopolítica através de Exposições Interativas. Linhas Críticas, 24, 304-325. doi:10.26512/lc.v24i0.19700. Recuperado de https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/37156/1/Capacitação%20de%20Futuros%20Professores%20para%20a%20Ação%20Sociopol%C3%ADtica%20através%20de%20Exposições%20Interativas.pdf

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Moreira, A. L. O. R., Junior, E. J. H., Pereira, M. P. A., Santos, A. B., Sanches, D. G. R., & Reis, P. (2019). Trilhas Interpretativas e Temas Controversos: Uma Proposta Metodológica de Ensino. Indagatio Didactica, 11(2), 107-120. Recuperado de https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/5908

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Reis, P., & Tinoca, L. (2018). A avaliação do impacto do projeto “We Act” nas percepções dos alunos acerca das suas competências de ação sociopolítica. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, 11(2), 214-231. doi:10.3895/rbect.v11n2.8435. Recuperado de https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8435

Baptista, M., Reis, P., de Andrade, V. (2018). Let’s save the bees! An environmental activism initiative in elementary school. Visions for Sustainability, 9, 41-48. Recuperado de https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/34103/1/2772-9539-1-PB.pdf

Linhares, E. F., & Reis, P. (2017). Interactive exhibition on climate geoengineering: empowering future teachers for sociopolitical action.Sisyphus – Journal of Education, 5(3), 85-106. Recuperado de http://revistas.rcaap.pt/sisyphus/article/view/13203/10251

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Marques, A. R., & Reis, P. (2017). Research-Based Collective Activism Through the Production and Dissemination of Vodcasts About Environmental Pollution in the 8th Grade. Sisyphus – Journal of Education, 5(2), 116-137. Recuperado de http://revistas.rcaap.pt/sisyphus/article/view/11843/9363

García-Bermúdez, S., Reis, P., & Vázquez-Bernal, B., (2017). Promoción del activismo sobre cuestiones ambientales en estudiantes de básica secundaria a través de las herramientas web 2.0. Da Investigação às Práticas, 7(2), 34-53. Recuperado de http://www.scielo.mec.pt/pdf/inp/v7n2/v7n2a04.pdf

Marques, A., & Reis, P., (2017). Ativismo coletivo fundamentado em investigação através da produção e divulgação de vodcasts sobre poluição ambiental no 8.º ano de escolaridade. Da Investigação às Práticas, 7(2), 5 – 21. Recuperado de http://www.scielo.mec.pt/pdf/inp/v7n2/v7n2a02.pdf

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Reis, P. (2016). A Educação em Direitos Humanos através da discussão e ação sociopolítica sobre controvérsias sociocientíficas e socioambientais. In R. D. V. L. Oliveira & G. R. P. C. Queiroz (Orgs.), Tecendo diálogos sobre Direitos Humanos na Educação em Ciências (pp. 305-318). São Paulo: Editora Livraria da Física. http://hdl.handle.net/10451/23629

Scheid, N. & Reis, P. (2016). As tecnologias da informação e da comunicação e a promoção da discussão e ação sociopolítica em aulas de ciências naturais em contexto português. Ciência & Educação, 22(1), 129-144. http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v22n1/1516-7313-ciedu-22-01-0129.pdf

Linhares, E. & Reis, P. (2016). The challenges of integrating the discussion of controversial issues in initial teacher training. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 19(2), 75-87. revistas.um.es/reifop/article/download/253761/193531

Reis, P. (2014). Promoting students’ collective socio-scientific activism: Teacher’s perspectives. In S. Alsop & L. Bencze (Eds.), Activism in science and technology education. London: Springer. Disponível em http://repositorio.ul.pt/request-item?handle=10451/11301&bitstream-id=39080

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García-Bermúdez, S., Reis, P. y Vázquez-Bernal, B. (2014). Potencialidades y limitaciones de los entornos virtuales colaborativos y las herramientas web 2.0 en la promoción del activismo sobre cuestiones ambientales en estudiantes de básica secundaria. Uni/Pluriversidad, 41/14(2), 502-507. http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/17858/1/Bogota_2014.pdf

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Reis, P. (2013). Da discussão à ação sócio-política sobre controversias sócio-científicas: uma questão de cidadania. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, 3(1), 1-10. Disponível em: http://srvapp2s.urisan.tche.br/seer/index.php/encitec/article/view/1028/498

Teses e Dissertações

Madalena de Mello e Silva: “A construção colaborativa da Proposta de Ensino “Cidadania Ambiental em Cenas” com temas socioambientais contextualizados em filmes de Ficção Científica”. Doutoramento em Ensino em Biociências e Saúde. Instituto Oswaldo Cruz (Rio de Janeiro, Brasil), Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Coorientação com Lucia Rodriguez de La Rocque e Marcelo Diniz Monteiro de Barros.

José Francisco Cabeça Fanica: “Potencialidades das redes sociais na promoção de ativismo fundamentado sobre problemáticas sociais de base científica e tecnológica”. Doutoramento em Educação, Especialidade em Didática das Ciências. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Sismay García Bermúdez: “Potencialidades y limitaciones de los entornos virtuales colaborativos y las herramientas de la Web2.0 en la promoción del activismo sobre cuestiones ambientales en estudantes de básica secundaria”. Bolsa del Govierno Colombiano. Doutoramento em Educação no “Departamento de Didáctica Integradas” da Universidade de Huelva (Espanha), na área de “Investigación en la enseñanza y el aprendizaje de las ciencias experimentales, sociales y matemáticas”. Coorientação com Bartolomé Vazquéz.

Arlindo João Teixeira Monteiro: “A promoção do envolvimento de professores e alunos na discussão e intervenção social no âmbito de controvérsias sócio-ambientais em Cabo Verde”. Bolsa do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD). Doutoramento em Educação, Especialidade em Didática das Ciências. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Graciella Watanabe: “Questões sociocientíficas e a gestão democrática na formação inicial e continuada de professores: As potencialidades na Web 2.0”. Mestrado em Educação, Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Ludovina Daniel: “Contribuições de alunos e professores de Biologia na resolução de problemas ambientais”. Mestrado em Ensino das Ciências. Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla – Lubango (Angola).

Sandra Filipa Freitas Araújo: “As práticas de educação em ciências numa escola do 2.º Ciclo: contribuições para uma cidadania ativa?”. Mestrado em Educação, Especialidade em Didática das Ciências. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Vanda Rute Tavares Martins Pereira da Trindade: “Potencialidades Educativas de uma Iniciativa de Ativismo Integrada na Temática do Sistema Cardiorrespiratório”. Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Cláudia Gizela Belchior Delgado: “A utilização da rede social Facebook na realização de iniciativas sociopolíticas sobre problemas ambientais que afectam Cabo Verde”. Mestrado em Educação, Especialidade em TIC e Educação. Universidade de Cabo Verde.

Patrícia Alexandra da Cruz Fialho Azinhaga: “Polar Act, Concurso Mensagem Polar: a promoção da ação sócio-política de jovens sobre os problemas ambientais que afetam as zonas polares”. Mestrado em Educação, Especialidade em Didática das Ciências. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Cláudia Cristina dos Santos Fernandes: “Desenvolvimento da literacia científica através da participação em ação sócio-política sobre controvérsias sócio-científicas ou sócio-ambientais”. Mestrado em Educação, Especialidade em Didática das Ciências. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Relíquia Teixeira Viegas d’Abreu: “Os blogues e o ativismo sobre problemas ambientais no 5.º ano de escolaridade”. Mestrado em Educação, Especialidade em Didática das Ciências. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Ana Rita Lima Marques: “As potencialidades de uma abordagem interdisciplinar entre as ciências naturais e as tecnologias de informação e comunicação no desenvolvimento de um projeto de ativismo ambiental”. Mestrado em Ensino da Biologia e da Geologia no 3. CEB e no Ensino Secundário. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Ana Paula Alves Esperto: “A promoção da literacia científica e da cidadania através de ativismo fundamentado”. Mestrado em Educação, Especialidade em Didática das Ciências. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Elisabete Linhares: “Uma Iniciativa de Educação Ambiental através da Discussão de Controvérsias Sócio-ambientais”. Bolsa FCT – SFRH/PROTEC/49628/2009. Doutoramento em Educação, Especialidade em Didática das Ciências. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Marta Espírito Santo: “Utilização de blogues na discussão de controvérsias sócio-científicas na disciplina de Ciências da Natureza”. Mestrado em Educação, Especialidade em Didática das Ciências. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

José Fanica: “A promoção da argumentação nas aulas de Física 12º ano com recurso à discussão de controvérsias sociocientíficas”. Mestrado em Educação, Especialidade em Didática das Ciências. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.