Capa do livro "Investigação em Educação. Teorias e Práticas (1960 – 2005)", de Albano Estrela

Investigação em Educação. Teorias e Práticas (1960 – 2005)

Organização
Albano Estrela

Apresentação

A publicação que agora se apresenta integra um conjunto de textos de especialistas de renome, na área das Ciências da Educação, através dos quais se traça um panorama da investigação e da intervenção em Ciências da Educação, nas últimas décadas do século XX e nos inícios do século XXI. Assim, Maria Teresa Estrela e Marta Anadón desenvolvem temas referentes à Investigação em Educação em geral; Manuel Alte da Veiga e Alberto Filipe Araújo oferecem-nos os seus diálogos em torno da Filosofia da Educação em Portugal; Marcel Postic fala-nos sobre os modos de abordagem da Relação Pedagógica, nos últimos 50 anos; José Augusto Pacheco, Jean-Louis Martinand e Fernando Albuquerque Costa apresentam alguns dos seus trabalhos na área do Currículo, da Didáctica e da Tecnologia Educativa; no que se refere à Avaliação, podemos encontrar textos de Gérard Figari e Domingos Fernandes; na área da Formação de Professores podemos ler textos desenvolvidos por Albano Estrela, Margarida Pinto Eliseu, Anabela Amaral e Patricia Ducoing; e, por fim, Nicolau Vasconcelos Raposo, fala-nos da Psicologia da Educação na Universidade de Coimbra.

Índice

NOTA DE APRESENTAÇÃO7
Albano Estrela
PERSPECTIVAS GERAIS SOBRE A INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO11
Um Olhar Sobre a Investigação Educacional a partir dos anos 60 – Maria Teresa Estrela13
Alguns aspectos sociais e epistemológicos da investigação em educação no Quebeque – Marta Anadón43
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO67
Diálogos em torno da Filosofia da Educação em Portugal – Balanços e perspectivas – Manuel Alte da Veiga e Alberto Filipe Araújo69
RELAÇÃO PEDAGÓGICA105
Cinquenta anos de evolução dos modos de abordagem da Relação Pedagógica – Marcel Postic107
CURRÍCULO, DIDÁTICAS E TECNOLOGIA EDUCATIVA121
Uma perspectiva actual sobre a investigação em Estudos Curriculares – José Augusto Pacheco123
Didáctica e didácticas. Esboço problemático – Jean-Louis Martinand147
Tendências e práticas de investigação na área das Tecnologias em Educação em Portugal – Fernando Albuquerque Costa169
AVALIAÇÃO225
A avaliação: história e perspectivas de uma dispersão epistemológica – Gérard Figari227
Vinte e cinco anos de avaliação das aprendizagens: uma síntese interpretativa de livros publicados em Portugal – Domingos Fernandes261
FORMAÇÃO DE PROFESSORES307
Formação contínua de professores em Portugal. O estado da investigação – Albano Estrela, Margarida Pinto Eliseu e Anabela Amaral309
A formação dos professores e dos profissionais da educação: sobre as noções de formação – Patricia Ducoing321
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO337
A Psicologia da Educação na Universidade de Coimbra – 1960/2005 – Nicolau Vasconcelos Raposo339

Coleção e data de publicação

Ano de publicação: 2007
Colecção: Ciências da Educação
Editora: Educa | Unidade de I&D de Ciências da Educação