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EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) NO ENSINO SUPERIOR: LIMITES E OPORTUNIDADES

Neuza Pedro

O presente policy brief foca-se na Educação a distância no contexto do ensino superior, explorando a sua relevância na atualidade, face à preponderância que as plataformas digitais e outros serviços web têm vindo a assumir. Procura-se clarificar o conceito de EaD distanciando-o de nomenclaturas popularizadas como E-learning, Ensino Híbrido e Ensino Remoto (de Emergência), mobilizando-se adicionalmente as potencialidades e os limites que a investigação tem assinalado como associados a este modelo formativo. O documento alerta para a vantagem do ensino superior português perspetivar a EaD como: i) meio de desenvolvimento de práticas formativas que respondam à exigência atual que sobre as instituições recai de encontrar formatos formativos que sirvam mais eficientemente a crescente diversidade de públicos que tais instituições acolhem; e ii) parte da estratégia de modernização e expansão da sua oferta graduada e pós-graduada nacional, abrindo-a ao mundo e criando mais pontes com a Lusofonia.