k-pb4

MODELOS INSTITUCIONAIS (NACIONAIS E INTERNACIONAIS) DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR

Jorge Ramos do Ó (Coord.)
Ana Luísa Paz
Joana Viana
Marta Mateus de Almeida

Este policy brief destina-se a enquadrar uma discussão informada acerca da urgência de se institucionalizarem modalidades de apoio à preparação pedagógica e ao desenvolvimento profissional docente. A democratização progressiva do acesso ao ensino superior modificou estruturalmente a sua população e trouxe novos desafios à docência. Por sua vez, a Declaração de Bolonha apresenta um modelo de ensino na qual o estudante deve desempenhar um papel central no seu próprio processo de aprendizagem. Estas transformações tornam por demais evidente a necessidade de se encontrarem medidas institucionais de apoio ao ensino e à aprendizagem. Entre elas, adquire particular relevância a formação  pedagógica de docentes, quer à entrada na carreira, quer como apoio continuado ao desenvolvimento profissional. Em todo o mundo, com particular incidência nos países anglo-saxónicos e do norte da Europa, tem existido significativa experimentação e investigação pedagógica no Ensino Superior, destacando-se a tendência, nos anos mais recentes, para a obrigatoriedade da formação pedagógica. Em Portugal, os professores deste nível de ensino são os únicos aos quais não é solicitada quaisquer competências para além das relacionadas com a investigação.

Damos aqui conta das transformações no Ensino Superior português. Ao mesmo tempo, damos a conhecer, de modo sintético, algumas das mais importantes modalidades de  formação profissional docente do Ensino Superior: o modelo central, que concentra num organismo os vários programas de desenvolvimento profissional; o modelo disperso que pelo contrário, se organiza ao nível departamental; o modelo misto que conjuga, a título local, programas genéricos centralizados com a oferta formativa de disciplinas específicas; por  último, o modelo integrado, permite a incorporação de elementos do modelo misto, produzindo uma abordagem mais holística e capaz de promover o desenvolvimento profissional de modo eficaz e sustentado (Hicks, 1999). É justamente nesta última linha que se insere o curso de pós-graduação em Pedagogia do Ensino Superior, oferecido pelo Instituto de  Educação da Universidade de Lisboa.