Capa do livro "Programas para Aprender a Pensar". Organizadores: Maria Odete Valente et al

Programas para Aprender a Pensar

Maria Odete Valente et al

Apresentação

Programas para Aprender a Pensar é um livro produzido pelo Projecto Dianoia que se destina a proporcionar aos educadores portugueses informações relevantes sobre a actividade curricular internacional no domínio do ensinar a pensar.

O Projecto Dianoia que foi subsidiado pela JNICT e tem vindo a desenvolver a sua actividade desde 1987, insere-se numa linha de intervenção que visa directamente as disciplinas do currículo. Desenvolveu já vários projectos de investigação no domínio das Línguas Materna e Estrangeira e no das Ciências, a nível da interpretação e produção de textos e da resolução de problemas. Uma das suas características específicas consiste no recurso a estratégias metacognitivas como envolvente de toda a estratégia de formação e intervenção. As actividades em disciplinas específicas do currículo percorreram vários níveis de ensino desde o preparatório e secundário até a cursos de formação de professores.

Também no âmbito do projecto se ensaiaram formas de formação contínua de professores do Ensino Primário, que visaram o aperfeiçoamento metódico e sistemático das suas competências comunicacionais dirigidas para o desenvolvimento do pensamento reflexivo dos alunos. Dessas investigações resultaram várias teses de mestrado, relatórios, bem como comunicações apresentadas em congressos, cujos textos estão editados pelo Projecto Dianoia.

Uma outra linha a iniciar-se tem a ver com a utilização das estratégias de ensinar a pensar nas aulas de compensação educativa onde os aspectos de natureza afectiva são agora contemplados de maneira mais sistemática enquanto pilares importantes para o estimular do gosto de pensar.

O Projecto Dianoia assume-se como urna proposta de intervenção que considera que a missão mais singular da escola é a de ensinar a pensar. Porque o professor ensina mas só o aprendiz aprende, toda a estratégia passa por ensinar a pensar sobre o próprio pensar para que, finalmente, seja o aluno a responsabilizar-se pelos seus processos de aprendizagem.

Editora e data de publicação

Ano de publicação: 1991
Editora: DEFCUL / Dianóia