Em 2020, o IE-ULisboa atribui 9 bolsas de investigação para estudantes de doutoramento ao abrigo do financiamento FCT concedido à Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação (UIDEF), decorrente da classificação com “Muito Bom” resultante da Avaliação de Unidades I&D 2017/2018. As atividades de investigação dos bolseiros enquadram-se no plano de atividades e estratégia da UIDEF e serão desenvolvidas no âmbito do Programa de Doutoramento em Educação do IE-ULisboa.

Estão já atribuídas 5 bolsas, decorrentes de concursos concluídos, nos temas: ‘Estudos de Aula’ (Matemática e Ciências) (3 bolsas), ‘Comunidades de Aprendizagem Transformativa para a Inclusão Educativa‘ (1 bolsa) e ‘Desenvolvimento Profissional Docente e Formação de Professores’ (1 bolsa).

Muito em breve serão abertos novos concursos, no âmbito dos temas: ‘Efeitos organizacionais e socioeconómicos da introdução dos cursos profissionais na escola pública’ (3 bolsas) e ‘(Re)configurações do Ensino-aprendizagem e das Organizações de Ensino Superior num Contexto de Mudança’ (1 bolsa). Mais informações serão publicadas no site do IE-ULisboa.

Até ao final do corrente ano, será ainda aberto um concurso para a contratação de um Investigador Júnior (doutorado).

A integração de todos estes bolseiros permitirá reforçar significativamente a capacidade investigativa da UIDEF e, em especial, apoiar a implementação dos projetos coletivos que cada Grupo de Investigação da UIDEF irá desenvolver no próximo quadriénio, associados aos programas de investigação deste centro.