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Progressão na carreira – Reconhecimento dos ciclos de estudos conducentes aos graus de Mestre e Doutor do Instituto de Educação
Os ciclos de estudos conducentes aos graus de Mestre e Doutor em Educação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, nas suas diferentes áreas de especialização, são reconhecidos para efeitos de contagem de tempo para progressão na carreira nos termos da Portaria n.º 344/2008, de 30 de abril, que regulamenta o processo de reconhecimento dos ciclos de estudos conducentes aos graus de mestre e doutor e dos próprios graus académicos obtidos por docentes profissionalizados, integrados na carreira, em domínio diretamente relacionado com a área científica que lecionem ou em Ciências da Educação, disponível na página da Internet da DGAE: https://www.dgae.mec.pt/gestrechumanos/pessoal-docente/carreira/aquisicao-de-outras-habilitacoes/ ( Ver “Lista de cursos deferidos com grupos de recrutamento”)
A presente informação não dispensa a leitura da legislação em vigor.
Ligação para a publicação oficial, em Diário da República, da Portaria n.º 344/2008, de 30 de abril, consultável aqui.
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O mestrado destina-se a aprofundar os conhecimentos adquiridos e as competências desenvolvidas na graduação – em licenciaturas da área da Educação e da Formação ou de outras áreas das Ciências Sociais e das Humanidades -, preparando os mestrandos para intervirem no sistema educativo, em empresas, em serviços de formação profissional, em organizações de âmbito cultural, social, assistencial, económico, de justiça e saúde, entre outras.
O Mestrado em Educação destina-se a profissionais de educação em exercício, oferecendo-lhes uma formação especializada aplicada, orientada para o seu desenvolvimento profissional. A formação visa o aperfeiçoamento da prática profissional e a capacitação para uma intervenção fundamentada e adequada a contextos de trabalho diversificados e em mudança. Este mestrado é reconhecido, nas suas diferentes áreas de especialização, para efeitos de contagem de tempo para progressão na carreira docente.
O presente ciclo de estudos visa o aperfeiçoamento das práticas profissionais em contextos educativos/formativos, com recurso a tecnologias digitais, no âmbito da capacitação para uma intervenção fundamentada e adequada às condições de diversidade sociocultural e de mudança tecnológica. Para além de promover o reforço de competências de diagnóstico, intervenção e avaliação pedagógicas com recurso a tecnologias educativas, o curso apoia o desenvolvimento de conhecimento especializado no tema da Educação e Tecnologias Digitais, desse modo contribuindo para que o IE-ULisboa exerça o seu compromisso com o desenvolvimento do sistema educativo e o apoio às políticas públicas, a saber: inovar, difundir e apoiar a melhoria das práticas de ensino e formação, por via da integração e do uso mais efetivo das tecnologias digitais, e estudar de forma avançada o seu impacto nos alunos, professores, no ensino, na formação e na aprendizagem.
Os Mestrados em Ensino da Universidade de Lisboa visam habilitar profissionalmente para a docência em diversos grupos disciplinares do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário.
O Mestrado em Cultura Científica e Divulgação das Ciências da Universidade de Lisboa visa formar profissionais para o desenvolvimento de estratégias de promoção da cultura científica dos cidadãos, pelo que a perspetiva da comunicação e da divulgação acompanhará todas as componentes do curso, assumindo graus de profundidade e abrangência diferenciados.
O Mestrado em Resiliência na Educação é um mestrado conjunto entre a Faculdade de Motricidade Humana e o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.