IE-ULisboa participa na iniciativa Transforma Portugal

O IE-ULisboa participa, como co-promotor, na iniciativa Transforma Portugal, coordenada pela Fórum Estudante, em parceria com o Transforma Brasil, e com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, do Ministério da Educação e do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, entre outras entidades.

A Transforma Portugal funcionará num sistema de plataforma nacional da qual constarão associações e iniciativas que necessitam de apoio e estudantes que estão disponíveis para ajudar, bem como a contabilização pública do número de horas de trabalho voluntário, sendo constituído desta forma o primeiro barómetro de trabalho voluntário universitário na Europa.

Durante o 1.º semestre de 2021, o foco principal da Transforma Portugal estará em ações relacionadas com a crise do COVID-19. Os estudantes do ensino superior podem candidatar-se a microfinanciamentos para desenvolver pequenos projetos nas seguintes áreas:

• sensibilização e mobilização para redução dos contágios, quer em iniciativas que visem os estudantes, quer em iniciativas para a comunidade;
  • apoio a estudantes em situação de confinamento;
  • serviço na comunidade, respondendo a necessidades específicas e emergentes no quadro do COVID-19;
  • promoção de saúde mental, reduzindo os impactos negativos da pandemia.

Mais informações disponíveis na página da Transforma Portugal, na brochura e no regulamento.