A ação de formação é desenvolvida a partir da alternância entre a apresentação de informação relevante, nomeadamente conceitos e modelos teóricos e exercícios práticos aplicados ao contexto de cada formando, tirando partido de um espaço educativo diferente que é o Jardim Zoológico.

O Storytelling é uma ferramenta de comunicação incrivelmente poderosa que pode influenciar a mudança de comportamentos daí que as sessões iniciam-se em grande grupo, com a exploração de desafios iniciais, seguindo-se exercícios práticos que alternarão entre exercícios individuais e em pequenos grupos.

Em todas as sessões será trabalhado o projeto final por forma a que os formandos o vão construindo e aplicando os conhecimentos e competências que vão sendo adquiridas/desenvolvidas.

A formação implementa-se presencialmente durante um fim de semana completo: sexta-feira (4h), sábado (8h) e domingo (8h) assim como por 5 horas de trabalho autónomo.

Plano de Formação Acreditada

O plano de formação acreditada para professores, criado pelo Jardim Zoológico em parceria com o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, insere-se no âmbito da Década da Biodiversidade, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas entre 2011 e 2020, que representa o reconhecimento internacional da importância da conservação da diversidade de espécies que vivem no nosso planeta.

Para além disso, estas ações enquadram-se ainda nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, fixados pela ONU entre 2015 e 2030, onde por exemplo, o objetivo 15 explicita a necessidade de “proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.”

Enquadram-se também na Estratégia Nacional de Educação Ambiental estabelecida para o período entre 2017 e 2020 onde há o reconhecimento da importância da educação como estratégia para a conservação do ambiente. Uma educação que aposta no desenvolvimento de uma população consciente e informada sobre as atuais dificuldades e potencialidades no que se refere à conservação da Natureza e da Biodiversidade.

Este plano é composto por duas ações de formação:

As ações constantes do nosso plano de formação são acreditadas e creditadas pelo CCPFC,  para os efeitos previstos no nº 1 do artigo 8º do Regime Jurídico de Formação Contínua de Professores e relevam para progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário (todos os grupos).

• Creditação
    CCPFC/ACC-92343/17
  • Duração
    20 horas presenciais
  • Destinatários
    Professores do ensino básico e secundário (todos os grupos)
    Professores Bibliotecários
  • Objetivos
    Dotar os formandos com estratégias chave de contar histórias e levá-los a aprender como as aplicar para comunicar eficazmente
    Prover os formandos com competências adequadas para o desenvolvimento do seu trabalho na área da Educação para a Conservação e promoção da literacia numa lógica transversal e interdisciplinar.
  • Temas que serão discutidos
    Arte de Contar Histórias
    O Poder do Storytelling
    Estratégias de Animação e Leitura
    Arte, Performance, Livro e Palavra como pedagogia crítica e meio de aprendizagem
    Escrita Criativa e Construção de narrativas
    Apresentação de Projetos
  • Formadores
    Tatiana Sanches
    Gaspar Matos
    Maria Antonieta Costa
  • Datas da formação
    1ª edição: 11, 12 e 13 de Maio
    2ª edição: 28, 29 e 30 de Setembro
    4ª edição: 9, 10 e 11 de Novembro
Inscrições AQUI

Datas limite de inscrição:

1.ª edição: até dia 8 de maio de 2018
2.ª edição: até dia 25 de setembro de 2018
3.ª edição: até dia 6 de novembro de 2018

Custo: 120€

Para proceder à sua inscrição, deve preencher a ficha de inscrição que está disponível para download aqui (goo.gl/pdvESz) e proceder ao pagamento do curso através da seguinte referência:

IBAN: PT50.0033.0000.01980175003.21.

Deverá enviar a ficha de inscrição e o comprovativo de pagamento para acosta@zoo.pt.

Caso haja cancelamento, a formação será reembolsada, assim como em caso de alteração de data. As desistências deverão ser comunicadas até 10 dias úteis antes do início da formação, situação que permitirá o reembolso da inscrição. Caso haja desistência posterior, só haverá lugar a reembolso em situações devidamente justificadas. podendo sempre indicar um substituto. Será emitida fatura das quantias pagas pelos formandos assim como declarações de presença, sempre que solicitado.

• Horário de funcionamento
    sexta-feira: das 18h30 às 22h30
    sábado e domingo: das 9h30 às 18h30
  • Local