• 28 e 29 de janeiro de 2020

Entrada livre | Inscrições

O Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE-ULisboa) vai participar, mais uma vez, na 4.ª edição da Mostra “Descobre a ULisboa”, nos dias 28 e 29 de janeiro, na Reitoria da Universidade Lisboa. Trata-se de uma exposição interativa dirigida a todos os alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, durante a qual estudantes do IE irão dar o seu testemunho acerca das atividades que realizam na Licenciatura em Educação e Formação, ajudar os visitantes a projetar o seu futuro como profissionais de Educação e Formação e propor a realização de diferentes atividades.

Assiste ao vídeo da participação do Instituto de Educação na Mostra “Descobre a ULisboa 2019”.

Para saber mais sobre a Mostra “Descobre a ULisboa” 2020 consulta a informação disponível e assiste ao vídeo de divulgação.

Atividades propostas pelo Instituto de Educação

Investigar e intervir em Educação e Formação

Atividades que visam a divulgação da Licenciatura em Educação e Formação: projeção de vídeo; dinamização de cubo mágico sobre perfis profissionais em Educação e Formação; testemunhos de estudantes acerca das atividades realizadas ao longo da licenciatura (por exemplo, narrativas digitais sobre percursos profissionais de licenciados), projetando o seu futuro profissional nesta área.

Makey Makey

Experiências a realizar com o kit Makey Makey com o objetivo de mostrar como pode promover-se a criatividade, transformando objetos do dia-a-dia em teclados ou touchpads. Os teclados e os touchpads podem depois ser usados para interagir com o computador em diferentes atividades criativas e divertidas, como por exemplo, exploração musical ou criação de protótipos diversos.

Programação com Objetos Tangíveis

As tecnologias digitais, nomeadamente as tecnologias móveis, constituem um elemento muito importante na aprendizagem em todas as áreas. Uma das possibilidades de experimentar o poder das tecnologias é através da programação – quer na construção de aplicações para dispositivos móveis, quer na programação de objetos tangíveis (tais como robôs e drones).
Na exposição é feita a demonstração e é dada oportunidade de realização de experiências de programação de robôs e drones acessível através de linguagens gráficas tais como o Scratch e Tynker. Robôs: Mbot; WeDo 2.0 e Zowi. Drones: Parrot 2.0 e MakeBlock.

Robótica Educativa e Programação

Conjunto de atividades na área da robótica educativa e da programação desenvolvidas pelos próprios estudantes com o objetivo de mostrar exemplos de projetos com recurso a tecnologias que são chamados a realizar na Licenciatura em Educação e Formação. Os visitantes terão oportunidade de realizar as diferentes atividades criadas para utilização dos robôs com fins educativos e de fazer os seus próprios programas nas plataformas disponíveis.

Enquadradas nas Rotas do Conhecimento estão ainda programadas duas apresentações de Estudantes e Professores do Instituto de Educação:

Mundo plural por descobrir em educação e formação

28 de janeiro, 11:30 | Ruben Marreiros e Mariana Reizinho

Pretende-se partilhar um conjunto experiências pessoais, em jeito de pequenas histórias, que se inserem no âmbito da participação em diversos projetos de educação e formação, em Portugal, Espanha, Angola, Brasil e Macedónia, que coincidem, na maioria dos casos, com saídas profissionais no âmbito da licenciatura em Educação e Formação. Propõe-se a partilha de histórias sobre: a) entre a alfabetização de adultos e a direção da universidade corporativa (Lisboa); b) o centro de Educação Permanente de Monolo Reyes (Sevilha); c) o caso dos refugiados de guerra que nunca tinham ouvido falar de Portugal (Gevgélia); c) a formação profissional a chefias angolanas (Luanda); d) entre a Escola inovadora e o projeto “Educar para Mudar” (São Paulo). As experiências internacionais acima mencionadas, para além de retratarem a amplitude dos conceitos de educação e formação, apontam para a grande diversidade de contextos profissionais e de intervenção social e humana que um licenciado em Educação e Formação poderá vir a assumir.

Mundo plural por descobrir em educação e formação

29 de janeiro, 14:30 | Paula Guimarães e Catarina Doutor

A Licenciatura em Educação e Formação proporciona uma formação ampla e versátil no domínio da educação e da formação através da aquisição de conhecimentos e de competências fundamentais para o mundo do trabalho. Esta licenciatura permite, assim, uma formação inicial de profissionais que trabalham em projetos e atividades realizadas com adultos de todas as idades. Estes educadores de adultos podem desenvolver o seu trabalho em diversas entidades, ou seja, públicas, privadas e organizações não-governamentais, levando a cabo iniciativas com diferentes finalidades e abordagens educativas, tais como a alfabetização, o ensino e a formação de adultos, a animação sociocultural e a intervenção comunitária. Na verdade, o trabalho dos educadores de adultos caracteriza-se frequentemente pela variedade de tarefas e/ou de funções e pela inovação educativa, tendo em conta a atual situação educativa do país / de Portugal.
Gostavas de ser um educador de adultos? Queres conhecer um pouco mais sobre o trabalho deste profissional? Participa nesta sessão de esclarecimento! Ficamos à tua espera!