Matrículas do 1.º ano, 1.ª vez, na Licenciatura em Educação e Formação
2.ª fase

  • Inscrições 2.ª Fase – 14 de outubro (14h00) a 18 de outubro de 2021
  • Local: Online

A matrícula e inscrição no 1.º ano 1.º vez para os colocados na 2.ª fase através do Concurso Nacional de Acesso serão realizadas exclusivamente online a partir das 14 horas do dia 14 a 18 de outubro de 2021.

Desta forma, em caso de colocação, serão enviadas via SMS as credenciais provisórias e o link para acesso ao Portal de Utilizador da ULisboa
Após ativação de conta no Portal de Utilizador da ULisboa, deverás utilizar estas credenciais para aceder à plataforma FenixEdu e realizar a tua matrícula e inscrição.
Após efetuar login, a matrícula será concretizada através do preenchimento de diversa informação (em vários passos).

 

Deverás consultar os horários disponíveis na página http://www.ie.ulisboa.pt/aluno/horarios e selecionar o turno pretendido por unidade curricular, para formalizar a tua inscrição (consulta o Manual de Inscrições).

 

Terás de ter acesso à Chave Móvel Digital, na medida em que o processo online para adesão ao Cartão de Estudante bem como a outros produtos e serviços da CGD terá subjacente a autenticação e assinatura através da Chave Móvel Digital.

O cartão de Estudante da ULisboa é de carácter obrigatório, na sua vertente não bancária, sendo opcional na vertente bancária.

A Chave Móvel Digital é um meio de autenticação e assinatura digital certificado pelo Estado português que permite ao utilizador aceder a vários portais públicos ou privados, e assinar documentos digitais, com um único login. Este mecanismo associa um número de telemóvel ao número de identificação civil para um cidadão português, e o número de passaporte ou título/cartão de residência para um cidadão estrangeiro.

A ativação da chave móvel digital está disponível em www.autenticacao.gov.pt/a-chave-movel-digital.

Solicita já a tua Chave Móvel Digital, pois vais precisar para concluíres o processo de matrícula e teres acesso ao teu cartão de estudante sem saíres de casa.

Para mais informações: http://www.ie.ulisboa.pt/alunos/estudantes-de-1ano-1a-vez-cartao-estudante-cmd

O Instituto de Educação tem um Programa de Mentorado para acolher e apoiar os novos estudantes. Cada aluno de 1º ano terá um/a mentor/a atribuído e à medida que realizam a sua matrícula o/a mentor/a terá acesso aos seus contactos para que possa comunicar com o/a novo/a colega. Está atento/a ao teu email pois irás receber mensagem do teu/ da tua mentor/a!

Durante os dias de matrícula também poderás ter apoio destes/as colegas mentores/as através de uma sala na plataforma Discord, onde poderás pedir ajuda para alguma dúvida que surja no processo de matrícula ou outras dúvidas relativas ao Instituto (horário da sala: dia 14 de outubro a partir das 14h até às 17h00, dias 15 e 18 de outubro das 10h00 às 17h00).

Caso não tenhas conta na plataforma Discord terás de criar essa conta para poder aceder à sala.

 

Link da sala no Discord
https://discord.gg/uVB8gjjP

 

Embora não seja expectável que tal aconteça, caso ainda assim sintas uma dificuldade inultrapassável em concretizar a tua matrícula/inscrição a distância, poderás deslocar-te ao Instituto de Educação, no dia 15 de outubro, entre as 10h00-12h30 e as 14h00-16h30. Esta opção pode implicar tempos de espera imprevisíveis.

Bem Vindo/a ao IE-ULisboa!

 

Manual de Instruções
Minuta para requerer “Passe sub23@superior.tp”

Matrículas do 1º ano, pela 1ª vez, na Licenciatura em Educação e Formação

  • Inscrições 2.ª Fase – 15 a 19 de outubro de 2020
  • Local: Online

Tendo em conta a situação atual de pandemia COVID-19, a matrícula e a inscrição no 1.º ano, 1.ª vez para os colocados através do Concurso Nacional de Acesso (2.ª fase), realizam-se exclusivamente online a partir das 10 horas de 15 de outubro e até 19 de outubro de 2020.

 

Procedimentos:

1. Em caso de colocação, irás receber via SMS as credenciais provisórias e o link para acesso ao Portal de Utilizador da ULisboa.

2. Após ativação de conta no Portal de Utilizador da ULisboa, deverás utilizar as novas credenciais para aceder à plataforma FenixEdu e realizar a tua matrícula e inscrição.

Depois de efetuares o login, a matrícula será concretizada através do preenchimento de diversa informação (em vários passos).

Ao longo do processo deverás submeter em formato pdf ou jpeg:
• Cópia da Ficha ENES ou cópia de documento idóneo onde conste o teu nome completo e o número de identificação;
• Cópia de documento idóneo onde conste o teu Número de Identificação Fiscal (NIF).

3. Para formalizares a tua inscrição, deverás consultar os horários disponíveis na página http://www.ie.ulisboa.pt/aluno/horarios e selecionar o turno pretendido por unidade curricular (consulta o Manual de Inscrições).

4. Para concluir o processo de matrícula no IE-ULisboa é necessário aderir ao Cartão de Estudante. A adesão ao Cartão de Estudante também é feita online.

O Cartão de Estudante é essencial para o dia a dia no IE-ULisboa e permite gerir a vida a nível financeiro e académico. O Cartão de Estudante da ULisboa é de carácter obrigatório, na sua vertente não bancária, sendo opcional na vertente bancária.

Para solicitar o cartão on-line e aderir a produtos e serviços da Caixa Geral de Depósitos é necessário ter a Chave Móvel Digital e ativar a autenticação e a assinatura digital com a Chave Móvel Digital.

A Chave Móvel Digital é um meio de autenticação e assinatura digital certificado pelo Estado português que permite ao utilizador aceder a vários portais públicos ou privados e assinar documentos digitais com um único login. Este mecanismo associa um número de telemóvel ao número de identificação civil (no caso de um cidadão português) ou ao número de passaporte ou título/cartão de residência (no caso de um cidadão estrangeiro).

A ativação da Chave Móvel Digital está disponível em www.autenticacao.gov.pt/a-chave-movel-digital.

Solicita já a tua Chave Móvel Digital, pois após conclusão do processo de matrícula, vais precisar para teres acesso ao teu cartão de estudante sem saíres de casa.

 

Programa de Mentorado:
O IE-ULisboa tem um Programa de Mentorado para acolher e apoiar os novos estudantes. Para cada aluno de 1.º ano é atribuído um(a) mentor(a). À medida que realizas a tua matrícula, o(a) mentor(a) terá acesso aos teus contactos para que possam comunicar. Está atento(a) ao teu e-mail, pois irás receber uma mensagem do(a) teu(tua) mentor(a)!

Durante os dias de matrícula também poderás ter apoio destes(as) colegas mentores(as) através de salas zoom. Terás 3 salas disponíveis onde podes entrar e pedir ajuda para alguma dúvida que surja no processo de matrícula ou outras dúvidas relativas ao IE-ULisboa (dia 28 setembro, a partir das 14h00 e até às 17h30, e nos restantes dias das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30). Estas salas zoom são asseguradas por alunos do 2.º e 3.º ano que já iniciaram as aulas. Assim, se entrares numa sala e não encontrares um(a) mentor(a), sai e entra noutra!

Sala Zoom IE-ULisboa:
https://zoom.us/j/98238942250?pwd=RElNTVBTc05QQU50ZTBZWmZMcVJUZz09

Embora não seja expectável que tal aconteça, caso ainda assim sintas uma dificuldade inultrapassável em concretizar a tua matrícula/inscrição a distância, poderás deslocar-te ao IE-ULisboa, unicamente no dia 16 de outubro, entre as 10h00 e as 12h30 e as 14h00 e as 16h00. Esta opção pode implicar tempos de espera imprevisíveis.

 

Bem-vindo(a) ao IE-ULisboa!

Manual de Instruções
Minuta para requerer “Passe sub23@superior.tp”