O Instituto de Educação da Universidade de Lisboa dará início em outubro de 2019 ao primeiro curso da sua nova Pós-Graduação em Pedagogia do Ensino Superior.

Através desta iniciativa Universidade de Lisboa coloca-se, em Portugal, na vanguarda da formação de professores do ensino superior, acompanhando as grandes universidades de referência no panorama internacional que, nas últimas décadas, têm multiplicado os programas de apoio pedagógico, dirigidos sobretudo aos novos docentes.

A Pós-Graduação está concebida para os novos professores do ensino superior, ou para aqueles que o desejem vir a ser, e recebe candidatos provenientes de todas as áreas científicas. Visa a formação de um professor de ensino superior capaz de desenvolver e avaliar as suas próprias práticas, procurando desse modo criar condições favoráveis à melhoria da qualidade das aprendizagens dos seus estudantes.

A configuração da Pós-Graduação, assente numa estrutura modular flexível (fig. 1), garante uma oferta o mais ampla possível aos novos professores, mas pode igualmente acolher, através da frequência de Unidades Curriculares isoladas, os docentes que, em estados mais avançados da carreira, procuram fundamentar, aperfeiçoar ou mesmo transformar as suas formas de trabalho em domínios mais específicos.

Configuração geral da Pós-Graduação em Pedagogia do Ensino Superior.

 

As inscrições para o novo curso estarão abertas de 20 de maio a 23 de junho.

Mais informações podem ser consultadas na página sobre a Pós-Graduação em Pedagogia do Ensino Superior.