Área e Grupo de Investigação e Ensino

Didática / Didática da Matemática

Áreas de interesse

Raciocínio matemático. Atividades de investigação na aula de matemática. Ensino e Aprendizagem da Estatística. Formação inicial de professores. Conhecimento e desenvolvimento profissional do professor.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Henriques, A. (2016). Students’ difficulties in understanding of confidence intervals. In D. Ben-Zvi & K. Makar (Eds.), The teaching and learning of statistics: International perspectives (pp. 129-138). Switzerland: Springer International Publishing. doi: 10.1007/978-3-319-23470-0_35.

Henriques, A., & Oliveira, H. (2016). Students’ informal inference in the context of a statistical investigation using TinkerPlots. Statistics. Education Research Journal, 15(2), 62-80. Disponível em: http://iase-web.org/documents/SERJ/SERJ15(2)_Henriques.pdf

Oliveira, H., & Henriques, A. C. (2016). Teachers’ perspectives on tasks and technology to promote statistical reasoning. In Proceedings of the 13rd International Congress on Mathematical Education (pp. xx). Hamburg, Germany.

Henriques, A. C., & Oliveira, H. (2015). Students’ informal inference when exploring a statistical investigation. In K. Krainer & N. Vondrová (Eds.), Proceedings of the 9th Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (pp. 685-691). Prague: Charles University in Prague, Faculty of Education and ERME.

Henriques, A. C., & Ponte, J. P. (2014). As Representações como suporte do raciocínio matemático dos alunos quando exploram atividades de investigação. Bolema, 28(48), 276-298.

Oliveira, H., & Henriques, A. C. (2014). Um Quadro de Análise do Conhecimento Estatístico para Ensinar de Futuros Professores. GEPEM, 64. Disponível em: http://www.ufrrj.br/SEER/index.php?journal=gepem&page=article &op=view&path%5B%5D=1827

Henriques, A. C., & Oliveira, H. (2013). Prospective teacher’s statistical knowledge for teaching when analyzing classroom episodes. In Proceedings of the 37th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education. Kiel, Alemanha.

Ponte, J. P., & Henriques, A. C. (2013). Problem posing based on investigation activities by university students. Educational Studies in Mathematics 83(1), 145-156. doi: 10.1007/s10649-012-9443-5

Ponte, J. P., Mata-Pereira, J., Henriques, A. C., & Quaresma, M. (2013). Designing and using exploratory tasks. In C. Morgolinas (Ed.) et al., Proceedings of ICMI Study 22 (pp. 493-502). Oxford, UK.

Henriques, A. C. (2012). O raciocínio matemático na exploração de atividades de investigação: Um estudo com alunos universitários. Quadrante 21(2), 139-163.