Área e Grupo de Investigação e Ensino

Didática / Didática da Matemática

Áreas de interesse

Raciocínio matemático. Atividades de investigação na aula de matemática. Ensino e Aprendizagem da Matemática e da Estatística, especialmente com tecnologia. Formação inicial de professores de Matemática. Conhecimento e desenvolvimento profissional do professor, particularmente em Estatística, na educação STEAM e o TPACK.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Oliveira, H., Henriques, A., & Baptista, M. (2019). A tecnologia num cenário de aprendizagem de articulação entre física e matemática: um estudo na formação inicial de professores. Sisyphus – Journal of Education, 7(1), 9-30. doi: 10.25749/sis.15805

Oliveira, H. O., & Henriques, A. C. (2019). Teachers’ perspectives about statistical reasoning: Opportunities and challenges for its development. In G. Burrill & D. Ben-Zvi (Eds.), Topics and Trends in Current Statistics Education Research: International perspectives (pp. 309-328). Switzerland: Springer. doi: 10.1007/978-3-030-03472-6

Fonseca, V., & Henriques, A. C. (2018). Compreensão da Definição Formal de Limite: um Estudo na Formação Inicial de Professores de Matemática. Bolema 32(62), 1030-1049.

Ponte, J. P., Santos, L., Oliveira, H., & Henriques. A. (2017). Research on teaching practice of prospective secondary mathematics teachers’ education.ZDM, Mathematics Education, 49(1), 1-13. doi: 10.1007/s11858-017-0847-7

Henriques, A. (2016). Students’ difficulties in understanding of confidence intervals. In D. Ben-Zvi & K. Makar (Eds.), The teaching and learning of statistics: International perspectives (pp. 129-138). Switzerland: Springer International Publishing. doi: 10.1007/978-3-319-23470-0_35

Henriques, A., & Oliveira, H. (2016). Students’ informal inference in the context of a statistical investigation using TinkerPlots. Statistics Education Research Journal, 15(2), 62-80. Disponível em http://iase-web.org/documents/SERJ/SERJ15(2)_Henriques.pdf

Henriques, A. C., & Ponte, J. P. (2014). As Representações como suporte do raciocínio matemático dos alunos quando exploram atividades de investigação. Bolema, 28(48), 276-298.

Oliveira, H., & Henriques, A. C. (2014). Um Quadro de Análise do Conhecimento Estatístico para Ensinar de Futuros Professores. GEPEM, 64. Disponível em http://www.ufrrj.br/SEER/index.php?journal=gepem&page=article&op=view&path%5B%5D=1827

Ponte, J. P., & Henriques, A. C. (2013). Problem posing based on investigation activities by university students. Educational Studies in Mathematics 83(1), 145-156. doi: 10.1007/s10649-012-9443-5

Henriques, A. C. (2012). O raciocínio matemático na exploração de atividades de investigação: Um estudo com alunos universitários.Quadrante 21(2), 139-163.