Área e Grupo de Investigação e Ensino

Políticas de Educação e Formação / História da Educação

Áreas de interesse

Educação Comparada. História da Educação. História da Educação Colonial. Educação e Cooperação nos países de língua oficial portuguesa.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Madeira, A. I. (2012). A Construção do Saber Comparado em Educação: uma análise sócio-histórica. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian / Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Madeira, A. I. (2011). Diffusion-reception Networks of Pedagogical Knowledge: The Circulation of John Dewey’s Educational Discourse in the Luso-Afro-Brasilian Space. In R. Bruno-Joffré, & J. Schriewer (Eds.), The Global Reception of John Dewey’s Thought. New York and London: Routledge.

Madeira, A. I. (2011). Popular education and republican ideals: the Portuguese lay missions in colonial Africa, 1917-1927. Paedagogica Historica, 47(1-2), 123-138.

Madeira, A. I. (2009). “O campo da educação comparada: do simbolismo fundacional à renovação das lógicas de investigação”. In D. Bello de Souza, & S. A. Martínez (Orgs.), Educação Comparada Brasil-Portugal: Rotas do “Além-mar” (pp. 105 – 135). São Paulo: Xamã Editora.

Madeira, A. I. (2008). “Estudos Comparados e História da Educação Colonial: Reflexões teóricas e metodológicas sobre a comparação no espaço de língua portuguesa”. Educação, Revista Quadrimestral da Faculdade de Educação – PUC-RS, 31(2), 103-123.

Madeira, A. I. (2007). Ler, Escrever e Orar: Uma análise histórica e comparada dos discursos sobre a educação, o ensino e a escola em Moçambique, 1850-1950 (Tese de Doutoramento, sem publicação). Universidade de Lisboa, Lisboa.

Madeira, A. I. (2008). Comparing Colonial Education Discourses in the French and Portuguese African Empires: An Essay on Hybridization. In R. Cowen, & A. M. Kazamias (Eds.), International Handbook of Comparative Education (pp.165-178). London & New York: Springer.

Madeira, A. I. (2006). Framing Concepts in Colonial Education: A Comparative Analysis of Educational Discourses at the Turn of the Nineteenth to the Twentieth Century. In J. Sprogøe, & T. Winther-Jensen (Eds.), Identity, Education and Citizenship – Multiple Interrelations (pp. 225-238). Frankfurt am Main / Berlin / Bern / Bruxelles / New York / Oxford / Wien: Peter Lang.

Madeira, A. I. (2005). Portuguese, French and British Discourses on Colonial Education: Church-State Relations, School Expansion and Missionary Competition in Africa, 1890-1930. Paedagogica Historica, 41(1/2), 31-60.

Madeira, A. I. (2003) . Sons, Sentidos e Silêncios da Lusofonia: Uma reflexão sobre os espaços-tempos da língua portuguesa (Cadernos Prestige, 18). Lisboa: Educa.