Grupo de Investigação

Políticas de Educação e Formação

Áreas de interesse

Educação Comparada. História da Educação. História da Educação Colonial. Educação e Cooperação nos países de língua oficial portuguesa.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Madeira, A. I. (2012). A construção do saber comparado em educação: Uma análise sócio-histórica. Fundação Calouste Gulbenkian/Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Madeira, A. I. (2012). Diffusion-reception networks of pedagogical knowledge: The circulation of John Dewey’s educational discourse in the Luso-Afro-Brasilian space. In R. Bruno-Joffré, & J. Schriewer (Eds.), The global reception of John Dewey’s thought(pp. 149-169). Routledge.

Madeira, A. I. (2011). Popular education and republican ideals: the Portuguese lay missions in colonial Africa, 1917-1927. Paedagogica Historica, 47(1-2), 123-138.

Madeira, A. I. (2009). O campo da educação comparada: Do simbolismo fundacional à renovação das lógicas de investigação. In D. Bello de Souza, & S. A. Martínez (Orgs.), Educação Comparada Brasil-Portugal: Rotas de Além-mar, (pp. 105 – 135). Xamã Editora.

Madeira, A. I. (2008). Estudos comparados e história da educação colonial: Reflexões teóricas e metodológicas sobre a comparação no espaço de língua portuguesa. Educação, Revista Quadrimestral da Faculdade de Educação – PUC-RS, 31(2), 103-123.

Madeira, A. I. (2007). Ler, Escrever e Orar: Uma análise histórica e comparada dos discursos sobre a educação, o ensino e a escola em Moçambique, 1850-1950 (Tese de Doutoramento, sem publicação). Lisboa.

Madeira, A. I. (2008). Comparing colonial education discourses in the french and portuguese african empires: An essay on hybridization. In R. Cowen, & A. M. Kazamias (Eds.), International Handbook of Comparative Education (pp. 165-178). Springer.

Madeira, A. I. (2006). Framing concepts in colonial education: A comparative analysis of educational discourses at the turn of the Nineteenth to the twentieth Century. In J. Sprogøe, & T. Winther-Jensen (Eds.), Identity, Education and Citizenship – Multiple Interrelations (pp. 225-238). Peter Lang.

Madeira, A. I. (2005). Portuguese, French and British discourses on colonial education: Church-state relations, school expansion and missionary competition in Africa, 1890-1930. Paedagogica Historica, 41(1/2), 31-60.

Madeira, A. I. (2003). Sons, sentidos e silêncios da lusofonia: Uma reflexão sobre os espaços-tempos da língua portuguesa. Educa.