Grupo de Investigação

Políticas de Educação e Formação

Áreas de interesse

Educação Comparada. História da Educação. História da Educação Colonial. Educação e Cooperação nos países de língua oficial portuguesa.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Madeira, A. I., Cabeleira, H., e Magalhães, J. (2022). Memórias Resgatadas, Identidades (Re)construídas: Experiências de escolarização, património e dinâmicas educativas locais. Edições Colibri / Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Madeira, A. I., & Cabeleira, H. (2022). Histórias com Vida & Vidas com História. Edições Colibri/ Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Cabeleira, H., & Madeira, A. I. (2022) The noise of the living and the silence of the dead: public histories of education in between pandemics in the “rural” Portugal (1918–2021). Paedagogica Historica, 58(5), 641-659. https://doi.org/10.1080/00309230.2022.2066980

Madeira, A. I. (2019). A Influência de Omer Buyse na construção do discurso pedagógico em Moçambique (primeiras décadas do século XX). In J. M. Hernández Diaz (Coord.), Influencias belgas en la educación española e iberoamericana(pp. 583-591). Ediciones Universidad de Salamanca.

Madeira, A. I., & Correia, L. G. (2019). Colonial Education and Anticolonial Struggles. In J. L. Rury & E. H. Tamura (Eds.), The Oxford Handbook of the History of Education (pp. 413-426). Oxford University Press.  https://doi.org/10.1080/0046760X.2020.1751311

Madeira. A. I. (2018). Comparing Colonial Education Discourses in the French and Portuguese African Empires: an essay on hybridization. Revista Española de Educación Comparada, 31, 130-146. https://doi.org/10.5944/reec.31.2018.22042

Madeira, A. I. (2018) The structuration of comparative discourse and the imagination of knowledge spaces: Portugal, the “South of Europe”, and the “South below”. Comparative Education,54(4), 459-489. https://doi.org/10.1080/03050068.2018.1528776

Madeira, A. I. (2011). Popular education and republican ideals: the Portuguese lay missions in colonial Africa, 1917-1927. Paedagogica Historica, 47(1-2), 123-138. https://doi.org/10.1080/00309230.2010.530281

Madeira, A. I. (2008). Comparing Colonial Education Discourses in the French and Portuguese African Empires: An Essay on Hybridization. In R. Cowen & A. M. Kazamias (Eds.), International Handbook of Comparative Education (pp. 165-178). Springer. https://doi.org/10.1007/978-1-4020-6403-6

Madeira, A. I. (2005) Portuguese, French and British discourses on colonial education: Church–State relations, school expansion and missionary competition in africa, 1890–1930. Paedagogica Historica, 41(1-2), 31-60. https://doi.org/10.1080/0030923042000335457