Área e Grupo de Investigação e Ensino

Políticas de Educação e Formação / Formação de Adultos

Áreas de interesse

Sociologia da educação. Sociologia da comunicação. Sociologia da cultura.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Ferreira, M., Diogo, A. M. & Melo, B.P. (2018). Performance escolar: os exames do 4.º ano na TV. Análise Social, 227(2), 280-307

Melo, B.P., Diogo, A., & Ferreira, M. (2016). Os exames do 4º ano na blogosfera: concepções sobre escola, crianças e dinâmicas familiares. Sociologia, Problemas e Práticas, 81, 141-161. doi: 10.7458/SPP2016817617

Vieira, M. M., Melo, B.P., & Pappámikail, L. (2016). Da fabricação das escolhas escolares aos recursos informativos de suporte: o discurso adolescente em análise. Educação e Pesquisa. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1517-9702201605142200

Melo, B.P. (2016). Transformações internacionais e orientações recentes das políticas de educação compensatória: de que falamos quando falamos, em Portugal, de “Territórios Educativos de Intervenção Prioritária”? Espaço & Geografia,19(1), 69-103.

Melo, B.P., Vieira, M. M., Pappámikail, L., & Nunes, C. (2015). A autonomia sob influência: processos e suportes para a escolha. In M. Vieira (coord.). O Futuro em Aberto, (pp. 199-226). Lisboa: Mundos Sociais.

Fernandes, D., Melo, B.P. & Vieira, M. (2015). Autonomia estudantil e práticas pedagógicas no ensino superior. In M.L. Rodrigues & M. Heitor (Org.), 40 Anos de Políticas de Ciência e de Ensino Superior (pp. 695-734). Coimbra: Almedina.

Melo, B. P., Diogo, A., Ferreira, M., Lopes, J., & Gomes, E. (Orgs). (2014). Entre Crise e Euforia: práticas e políticas educativas no Brasil e em Portugal. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Disponível em http://ler.letras.up.pt/site/default.aspx?qry=id022id1450&sum=sim

Melo, B.P. (2014). Uma análise do trabalho docente no ensino superior: o ponto de vista de alunos de Ciências da Saúde. In D. Fernandes et al (orgs.), Avaliação, Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior em Portugal e no Brasil: Realidades e Perspectivas, (pp. 707-734). Lisboa: Educa.

Melo, M.B.P. (2014). Como se pode construir uma escola justa? Discursos da imprensa escrita de referência em análise. In L. Torres & J. Palhares, (orgs.) Entre Mais e Melhor Escola: Inclusão e Excelência no Sistema Educativo Português, (pp 93-117). Lisboa: Mundos Sociais.

Mendes, M. M., Melo, M. B., Caetano, P., & Resende, J. M. (2014) Projetar novos mundos, habitar velhos territórios: Controvérsias públicas em Portugal e no Brasil, nota de abertura. Dilemas: Revista de estudos de conflito e controle social, 7(1), 7-10. Disponível em: http://www.dilemas.ifcs.ufrj.br/page_60.html.