Área e Grupo de Investigação e Ensino

Políticas de Educação e Formação / Formação de Adultos

Áreas de interesse

Sociologia da educação, sociologia das politicas educativas, sociologia da infância, sociologia dos media.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Diogo, A. M., Melo, B. P., & Ferreira, M. (2018). Exames e Lógicas de fabricação de bons alunos nas classes médias. Cadernos de Pesquisa, 169(49), pp.749-775.

Ferreira, M., Diogo, A. M., & Melo, B.P. (2018). Performance escolar: os exames do 4.º ano na TV. Análise Social, 227(2), 280-307.

Melo, B. P. (2017). Porque negam os estudantes os efeitos dos media? Uma análise dos discursos dos estudantes sobre as suas escolhas escolares. In G. Rocha et al (orgs.), Os jovens e o consumo dos media (pp. 205-226). Ponta Delgada: Edições do Observatório da Juventude dos Açores.

Melo, B. P., Diogo, A., & Ferreira, M. (2016). Os exames do 4º ano na blogosfera: concepções sobre escola, crianças e dinâmicas familiares.Sociologia, Problemas e Práticas, 81, 141-161. doi: 10.7458/SPP2016817617

Melo, B. P. (2016). Transformações internacionais e orientações recentes das políticas de educação compensatória: de que falamos quando falamos, em Portugal, de “Territórios Educativos de Intervenção Prioritária”? Espaço & Geografia, 19(1), 69-103.

Fernandes, D., Melo, B. P., & Vieira, M. M. (2015). Autonomia estudantil e práticas pedagógicas no ensino superior. In M. L. Rodrigues & M. Heitor (Orgs.), 40 Anos de Políticas de Ciência e de Ensino Superior (pp. 695-734). Coimbra: Almedina.

Melo, B. P., Diogo, A., Ferreira, M., Lopes, J. T., Gomes, E. (Orgs.) (2014). Entre Crise e Euforia: práticas e políticas educativas no Brasil e em Portugal. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Disponível em http://ler.letras.up.pt/site/default.aspx?qry=id022id1450&sum=sim

Melo, M. B. P. (2011). Contributos para a compreensão do «efeito professor TEIP»: proposta de um programa de pesquisa. Sociologia, 21, 159-170.

Melo, M. B. P. (2009). Os Professores do Ensino Secundário e os Rankings Escolares: Reflexos da Reflexividade Mediatizada. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.

Vieira, M. M., Pintassilgo, J., & Melo, B. P. (Orgs.) (2003). Democratização Escolar: Intenções e Apropriações. Lisboa: Centro de Investigação em Educação da FCUL.