Grupo de Investigação

Políticas de Educação e Formação

Áreas de interesse

Sociologia da educação, sociologia das politicas educativas, sociologia da infância, sociologia dos media.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Lopes, J. T., Abrantes, P., Ferro, L., Ramos, M., Melo, B. P., Ferreira, A., Cerejo, D., & Aníbal, A. (2020). Sociology in Portugal: Local, National and International Dialogues. In Sari Hanafi & Chin-Chun Yi (ed.), Sociologies in Dialogue (pp.305-322). SAGE Publications.

Lopes, J. T., Melo, B. P., & Rodrigues, J. (2020). Classes Sociais nos parques e efeitos da pandemia. In E. C. Seixas (Org.),Crianças na Cidade em Tempos de COVID-19: Reflexões a Partir da Investigação em Espaços Públicos no Porto e em Lisboa. Cadernos da Pandemia do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto, vol. 6. (pp. 6-16). Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Dionísio, B., Melo, B. P. & Ponte, C. (2019). As TIC na Escola Portuguesa: Políticas, Dispositivos, Tendências. In N. L. de Lima, J. T. Berni & V. C. Dias (Orgs.), A Escola Navega na WEB. Que Onda é Essa? (pp. 91-113). Crivo Editorial.

Diogo, A. M., Melo, B. P., & Ferreira, M. (2018). Exames e Lógicas de fabricação de bons alunos nas classes médias. Cadernos de Pesquisa, 169(49), 749-775.

Melo, B. P., Diogo, A., & Ferreira, M. (2016). Os exames do 4º ano na blogosfera: concepções sobre escola, crianças e dinâmicas familiares.Sociologia, Problemas e Práticas, 81, 141-161. https://doi.org/10.7458/SPP2016817617

Melo, B. P. (2016). Transformações internacionais e orientações recentes das políticas de educação compensatória: de que falamos quando falamos, em Portugal, de “Territórios Educativos de Intervenção Prioritária”? Espaço & Geografia, 19(1), 69-103.

Fernandes, D., Melo, B. P., & Vieira, M. M. (2015). Autonomia estudantil e práticas pedagógicas no ensino superior. In M. L. Rodrigues & M. Heitor (Orgs.), 40 Anos de Políticas de Ciência e de Ensino Superior (pp. 695-734). Almedina.

Melo, B. P., Diogo, A., Ferreira, M., Lopes, J. T., Gomes, E. (Orgs.) (2014). Entre Crise e Euforia: práticas e políticas educativas no Brasil e em Portugal.  Faculdade de Letras da Universidade do Porto. http://ler.letras.up.pt/site/default.aspx?qry=id022id1450&sum=sim

Melo, M. B. P. (2011). Contributos para a compreensão do «efeito professor TEIP»: proposta de um programa de pesquisa. Sociologia, 21, 159-170.

Melo, M. B. P. (2009). Os Professores do Ensino Secundário e os Rankings Escolares: Reflexos da Reflexividade Mediatizada. Fundação Manuel Leão.