Área e Grupo de Investigação e Ensino

Políticas de Educação e Formação / Formação de Adultos

Áreas de interesse

Sociologia da educação. Sociologia da comunicação. Sociologia da cultura.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Mendes, M. M., Melo, M. B., Caetano, P., & Resende, J. M. (2014) Projetar novos mundos, habitar velhos territórios: Controvérsias públicas em Portugal e no Brasil, nota de abertura. Dilemas: Revista de estudos de conflito e controle social, 7(1), 7-10. Disponível em:  http://www.dilemas.ifcs.ufrj.br/page_60.html.

Melo, B. P., Diogo, A., Ferreira, M., Lopes, & J. T., Gomes, E. (Orgs). (2014). Entre Crise e Euforia: práticas e políticas educativas no Brasil e em Portugal. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Disponível em: http://ler.letras.up.pt/site/default.aspx?qry=id022id1450&sum=sim

Melo, M. B. P. (2014). Como se pode construir uma escola justa? Discursos da imprensa escrita de referência em análise. In L. L. Torres, & J. A. Palhares, (Org.), Entre Mais e Melhor Escola: Inclusão e Excelência no Sistema Educativo Português (pp. 93-117). Lisboa: Mundos Sociais.

Melo, M. B. P. (2013) (Re)pensar a violência escolar à luz das estratégias de intervenção em territórios de intervenção prioritária. In M. M. Vieira, J. Resende, M. A. Nogueira, J. Dayrell, & A. Martins & A. Calha (Org.), Habitar a escola e as suas margens: geografias plurais em confronto (pp. 157-169). Portalegre: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Portalegre. Disponível em: http://www.esep.pt/documentos/index.php?dir=Ebooks.

Melo, M. B. P. (2012). A (des)ordem escolar nos TEIP: o papel dos gabinetes de apoio. In J. T. Lopes, (Coord.), Escolas Singulares – Estudos Locais Comparativos (pp. 71-82). Porto: Edições Afrontamento.

Melo, M. B. P. (2012). Contributos para uma análise da tese da “modernidade reflexiva” de Anthony Giddens, a partir da perspectiva de Pierre Bourdieu. Fórum Sociológico, 22 , 113-121.

Melo, M. B. P. (2011). Escolhas escolares e opções profissionais – Entre a família, a escola e os amigos, que papel desempenham os media? Sociologia da Educação, Revista Luso-Brasileira, 4, 24-53.

Melo, M. B. P. (2011). Contributos para a compreensão do «efeito professor TEIP»: proposta de um programa de pesquisa. Sociologia, 21, 159-170.

Melo, M. B. P. (2009). Representations of secondary education teachers regarding school rankings – notes of an empirical research. In J. M. Resende, & M. M. Vieira (Eds.), The crisis of Schooling? Learning, knowledge and competencies in modern societies (pp. 89-101). Cambridge: Cambridge Scholars Publishing.

Melo, M. B. P. (2009). Os Professores do Ensino Secundário e os Rankings Escolares: Reflexos da Reflexividade Mediatizada. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.