Grupo de Investigação

Políticas de Educação e Formação

Áreas de interesse

Sociologia da educação, sociologia das politicas educativas, sociologia da infância, sociologia dos media.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Diogo, A. M., Melo, B. P., & Ferreira, M. (2018). Exames e Lógicas de fabricação de bons alunos nas classes médias. Cadernos de Pesquisa, 169(49), pp.749-775.

Ferreira, M., Diogo, A. M., & Melo, B.P. (2018). Performance escolar: os exames do 4.º ano na TV. Análise Social, 227(2), 280-307.

Melo, B. P. (2017). Porque negam os estudantes os efeitos dos media? Uma análise dos discursos dos estudantes sobre as suas escolhas escolares. In G. Rocha et al (orgs.), Os jovens e o consumo dos media (pp. 205-226). Ponta Delgada: Edições do Observatório da Juventude dos Açores.

Melo, B. P., Diogo, A., & Ferreira, M. (2016). Os exames do 4º ano na blogosfera: concepções sobre escola, crianças e dinâmicas familiares.Sociologia, Problemas e Práticas, 81, 141-161. doi: 10.7458/SPP2016817617

Melo, B. P. (2016). Transformações internacionais e orientações recentes das políticas de educação compensatória: de que falamos quando falamos, em Portugal, de “Territórios Educativos de Intervenção Prioritária”? Espaço & Geografia, 19(1), 69-103.

Fernandes, D., Melo, B. P., & Vieira, M. M. (2015). Autonomia estudantil e práticas pedagógicas no ensino superior. In M. L. Rodrigues & M. Heitor (Orgs.), 40 Anos de Políticas de Ciência e de Ensino Superior (pp. 695-734). Coimbra: Almedina.

Melo, B. P., Diogo, A., Ferreira, M., Lopes, J. T., Gomes, E. (Orgs.) (2014). Entre Crise e Euforia: práticas e políticas educativas no Brasil e em Portugal. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Disponível em http://ler.letras.up.pt/site/default.aspx?qry=id022id1450&sum=sim

Melo, M. B. P. (2011). Contributos para a compreensão do «efeito professor TEIP»: proposta de um programa de pesquisa. Sociologia, 21, 159-170.

Melo, M. B. P. (2009). Os Professores do Ensino Secundário e os Rankings Escolares: Reflexos da Reflexividade Mediatizada. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.

Vieira, M. M., Pintassilgo, J., & Melo, B. P. (Orgs.) (2003). Democratização Escolar: Intenções e Apropriações. Lisboa: Centro de Investigação em Educação da FCUL.